Vale Base Metals e BluestOne irão construir fábrica para reutilizar resíduos de Onça Puma

03/10/2023
Acordo prevê a construção de uma fábrica próxima a Onça Puma para processar produtos de escória, em uma solução para melhorar os fertilizantes minerais com baixo uso no setor agrícola.
Usina de Onça Puma

 

A Vale Base Metals assinou um memorando de entendimento comercial de descolamento e não vinculativo com a BluestOne, empresa brasileira líder que transforma resíduos em produtos agrícolas, para fornecer até 50.000 toneladas por ano de escória de refinaria de sua mina Onça Puma no Brasil pelos próximos 10 anos. A BluestOne iniciará a construção no prazo de dois anos de uma fábrica próxima a Onça Puma para processar produtos de escória, em uma solução para melhorar os fertilizantes minerais com baixo uso no setor agrícola.

De acordo com os termos do acordo, ambas as empresas também concordam em trabalhar juntas para explorar oportunidades adicionais de economia circular para tratamento e reaproveitar mais resíduos da Onça Puma, bem como outras operações da Vale Base Metals em todo o mundo. Isso inclui reforçar potencialmente a produção de níquel reciclado da BluestOne recuperada de resíduos em todo o mundo.

O memorando de entendimento também prevê a cooperação entre a Vale e a BluestOne para explorar parcerias adicionais de sustentabilidade, incluindo a utilização do fertilizante de escória para a produção de biomassa.

Deshnee Naidoo, CEO da Vale Base Metals, disse: "A valorização do desperdício e a mineração circular são as principais alavancas em nossa estratégia de sustentabilidade e roteiro tecnológico. Esse memorando de entendimento e a escalabilidade da tecnologia da BluestOne apoiam nossa ambição de captar valor do que historicamente tem sido fluxos de resíduos, ao mesmo tempo em que reduzem nossa pegada ambiental legada como parte de uma abordagem mais ampla para a mineração circular".

Marcelo Carratú, co-fundador da BluestOne, disse: "A BluestOne nasceu com a economia circular em seu DNA e a sustentabilidade é a razão para nossa existência. Esta parceria de longo prazo com a Vale Base Metals nos enche de orgulho, uma vez que representa um marco significativo para avançar globalmente nossa missão no desenvolvimento de ainda mais novas soluções de mineração verde, além de promover iniciativas de preservação, educação e restauração ambiental da biodiversidade".

Sobre a BluestOne

A BluestOne é líder na América do Sul na transformação de passivos ambientais em produtos de alta qualidade e alto desempenho, além de soluções de baixo carbono para setores como indústria automotiva, aplicações técnicas como soldagem, eletrodos abrasivos e fertilizantes. A BluestOne tem sua sede em Saltinho, estado de São Paulo, Brasil.

Direto da Fonte