Vale aprova nomes de novos conselheiros independentes

23/09/2024
O Conselho de Administração da Vale aprovou a nomeação de Murilo Muller, em caráter interino, para a posição de Vice-Presidente Executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores

 

 

O Conselho de Administração da Vale aprovou as indicações de Heloisa Belotti Bedicks e Reinaldo Castanheira Filho para os cargos vagos de membros independentes do Conselho de Administração da mineradora. A seleção foi executada com a assessoria da consultoria Korn Ferry e em conformidade com o estatuto social e as disposições da Política de Administradores da Vale, bem como legislação aplicável. 

Formada em Economia e Contabilidade, Heloisa tem sólida experiência em governança corporativa e é membro do Conselho Fiscal da TIM, do Conselho de Administração do Grupo Mapfre e do Comitê de Auditoria da Brasilseg e da Gasmig. Atua voluntariamente como membro dos Conselhos Fiscais da Fundação Boticário, do Pacto Global da ONU e do Conselho Deliberativo da ONG Portas Abertas no Brasil. A executiva já foi membro do Conselho Fiscal da Vale e Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), este último por 18 anos.

Entre outras posições, Heloisa atuou como membro do Conselho de Administração do BNDES até janeiro de 2023, bem como do Conselho Fiscal da Braskem e do Conselho Consultivo da Global Reporting Iniciative (GRI). É mestre em Administração Financeira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduada em Economia pela Unicamp e em Ciências Contábeis pela PUC Campinas, possui especialização em governança corporativa pela Yale University e Stanford University e em conselhos de administração pela Chicago University. Já Reinaldo Castanheira Filho é economista com sólida carreira profissional na indústria mineira. Ocupou diversas posições executivas no grupo Vale, incluindo CEO do negócio Alumínio, CFO do Manganês e Diretor de Análises de Investimentos. Trabalhou ainda como CFO na Ferrous e, previamente, na PWC e na Coca-Cola. 

Castanheira já foi membro do Conselho de diversas companhias no Brasil e tem bacharelado em Economia pela PUC-MG e formação executiva em diversas escolas globais de negócios. 

O Conselho de Administração da Vale encaminhará a proposta de eleição para a Assembleia Geral Extraordinária, cuja realização está prevista para novembro de 2024, com convocação a ocorrer oportunamente. Apenas após eleitos em Assembleia, os novos membros tomarão posse e cumprirão o prazo de gestão unificado da atual composição do Conselho de Administração, ou seja, até a Assembleia Geral Ordinária a ser realizada em 2025. 

 

Finanças

 

O Conselho de Administração da Vale aprovou a nomeação de Murilo Muller, em caráter interino, para a posição de Vice-Presidente Executivo responsável pelas áreas de Finanças e Relações com Investidores da Vale. Muller irá acompanhar o novo presidente da Vale, Gustavo Pimenta, a partir de 1º de outubro e término até 31 de dezembro de 2024. Atualmente, Muller ocupava a função de Diretor Global de Controladoria da Vale. 

O mandato de Eduardo de Salles Bartolomeo, atual Presidente da companhia, será encerrado em 30 de setembro. Segundo a Vale, sob a liderança de Bartolomeo, a empresa conseguiu “avançar significativamente em sua transformação cultural, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos. A Vale adotou um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos. Bartolomeo construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da Vale, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global. O Conselho de Administração da Vale agradece o empenho e a dedicação de Eduardo nos últimos cinco anos e lhe deseja sucesso em seus próximos desafios”.