Sigma Lithium estima vender 300 mil t de rejeitos verdes

26/05/2023
Empresa anunciou que avança com sua estratégia ambiental “Zero Tailings"

 

A Sigma Lithium anunciou que avança com sua estratégia ambiental “Zero Tailings”, que elimina a pegada ambiental de rejeitos com um impacto positivo no ecossistema. A companhia recebeu pagamento em seu primeiro embarque no âmbito da Cobrança Ambiental de Rejeitos Verdes para vender 100% de seus rejeitos verdes por até três anos para a Yahua International Investment and Development Co., Ltd. A estratégia “Zero Tailings” garante que o material de lítio não seja desperdiçado nem enviado para barragens de rejeitos ambientalmente perigosas, tornando a empresa a primeira produtora de lítio do mundo a atingir Zero Rejeitos desde o início.

O contrato de Outtake Ambiental de Rejeitos Verdes assinado no início de maio prevê a venda de até 300 mil toneladas de rejeitos verdes anuais por um período de três anos, para serem transformadas em lítio concentrado para baterias utilizadas em veículos elétricos. Além disso, a Sigma celebrou simultaneamente um acordo de venda à vista com a Yahua para a venda de 15 mil toneladas de lítio verde.

A Yahua é uma refinaria química de lítio para veículos elétricos mundiais, com uma posição e relacionamento estreito com clientes como LG Chem, LG Energy Solution e OEMs líderes. “Atingir “Zero Tailings” é um marco importante para a Sigma Lithium e para a indústria de materiais de bateria, demonstrando que os materiais da bateria de lítio podem ser produzidos em harmonia com o meio ambiente e sem barragens de rejeitos perigosos”, disse Ana Cabral-Gardner, CEO e co-presidente da Sigma Lithium. “Nossa estratégia com o “Zero Tailings” permite que a Sigma Lithium lidere o caminho no início de uma cadeia de suprimentos global sustentável para a próxima geração de veículos elétricos construídos”. Segundo Ana, atingir o “Zero Tailings” é resultado dos investimentos da empresa consistentes em tecnologias limpas nos últimos cinco anos para cumprir o compromisso de alcançar um fluxograma de processo verde para materiais de lítio.

A planta Greentech da Sigma utiliza 100% de energia renovável, 100% de água reciclada e 100% de rejeitos empilhados a seco, e é um exemplo

de modelo de sustentabilidade ambiental. “Como produtora de Lítio Verde, a Sigma Lithium está ajudando a elevar o papel do Brasil na transição energética, ao mesmo tempo que gera impacto positivo nas comunidades do Vale do Jequitinhonha, também conhecido como Vale do Lítio, por meio de nossa colaboração contínua com os líderes do governo federal e estadual”.

A Sigma Lithium começou a transportar Lítio Verde e Rejeitos Verdes em abril de 2023, estocando os materiais em seus dois armazéns no Porto de Vitória em preparação para seu primeiro embarque. O volume de embarque de Lítio Verde e Rejeitos Verdes continua a aumentar diariamente e está a caminho de atingir os volumes esperados para 2023.

Direto da Fonte