Sem alarde, BYD está na corrida pelo lítio no Brasil

14/02/2025
A empresa possui direitos minerários numa área de 852 hectares no município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, através de sua subsidiária Exploração Mineral do Brasil.

 

Sem muito alarde, a gigante chinesa fabricante de veículos elétricos BYD está participando da corrida pela produção de lítio no Brasil. Conforme divulgado pela Reuters, a empresa possui direitos minerários numa área de 852 hectares no município de Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, através de sua subsidiária Exploração Mineral do Brasil, criada em 2023, com um investimento de US$ 695 mil.  A área ainda se encontra em fase de exploração e não foram divulgados resultados a respeito.

Antes da criação da subsidiária, a BYD estava negociando uma possível aquisição da Sigma Lithium, que é atualmente o principal produtor no Brasil de lítio grau bateria.

O ingresso da BYD na mineração de lítio no Brasil integra seu plano anunciado em julho de 2023, de instalar no Brasil um grande complexo de fabricação no Brasil, com três plantas dedicadas à produção de chassis de ônibus e caminhões elétricos, carros de passeio de nova energia e materiais de bateria de fosfato de ferro-lítio (LFP). A aquisição de direitos de mineração complementaria o investimento, potencialmente criando uma cadeia de suprimentos mais econômica e eficiente.

A área onde a BYD possui direitos minerários fica a aproximadamente 850 km do seu complexo de fabricação de veículos elétricos no estado da Bahia.

A expansão da BYD no setor de lítio do Brasil pode ter vários efeitos estratégicos no mercado global de lítio. Suas atividades de mineração podem aumentar o fornecimento global de lítio, ajudando a atender à crescente demanda por baterias de VE. Ao garantir suas próprias fontes de lítio, a BYD poderá estabilizar os custos de produção, mitigando o impacto da recente volatilidade de preços. A integração vertical — combinando mineração de lítio com produção de VE e bateria — pode oferecer à BYD uma vantagem competitiva significativa na indústria global de veículos elétricos.