Scania, Fidens e Hexagon apresentam o primeiro 8x4 teleoperado

28/06/2024
Equipamento foi concebido para atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens

 

Caminhão teleoperado no setor de mineração não é novidade. Mas um teleoperado 8x4 para atuar em áreas de risco e descomissionamento de barragens, sim! O produto é resultado de uma parceria de importantes empresas do setor: Scania, Fidens e Hexagon e promete revolucionar um mercado estimado em R$ 10 bilhões nos próximos anos em serviços de descomissionamento de barragens. O modelo escolhido foi o Scania G 500 8x4 XT Heavy Tiper, que recebeu a solução TeleOp da Hexagon, tecnologia responsável pela adaptação e instalação elétrica do veículo, além de câmeras e operação remota de controle.

O desenvolvimento desta nova solução começou há 22 meses, conforme relata Thiago Frauches, diretor comercial da Fidens: “este caminhão irá revolucionar os serviços de descomissionamento de barragens, atividade de grande importância na redução de riscos ambientais da mineração. Essa nova tecnologia trará mais produtividade, mais segurança na operação e menor custo. A solução no 8x4 diminui o tempo de resposta para o caminhão não perder nenhum sinal de comando, pois cada segundo de demora representa perda de produtividade. A solução da Scania e da Hexagon tem uma comunicação mais direta e rápida com o sistema de direção do caminhão”.

Com PBT técnico de 60 toneladas e motor de 500cv de potência, a nova solução para a mineração permite o aumento de produtividade, da segurança e da velocidade de operação, com ganho de eficiência e redução de quebras no árduo trabalho nas minas. Outro diferencial do produto é sair de fábrica com garantia e homologação da Scania, “que acreditou desde o primeiro momento neste projeto”, salienta Luciano Piccirillo, novo gerente de Vendas de Soluções Off-Road da Scania Operações Comerciais Brasil.

“O potencial de negócio do descomissionamento de barragens é enorme. Nos preparamos desde o início para atender da melhor forma à Fidens. A tecnologia da Hexagon é muito eficiente e estamos entregando em conjunto uma solução perfeita para este tipo de operação”, prosseguiu Piccirillo.

Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil, explica que o caminhão é igual ao mesmo que sai da linha de produção da montadora, “mas com interação da arquitetura Scania com os sistemas da Hexagon para a teleoperação. A tecnologia da Hexagon agrega câmeras para o monitoramento do veículo pelo operador, que pode estar a quilômetros de distância. O controle do caminhão é bem simples e transmite ao condutor toda a segurança e informações necessárias para a operação”.

Durante o lançamento do novo caminhão teleoperado, Lucas Costa, gerente de Vendas da Casa Scania Itaipu, salientou o apoio necessário à parceria, reforçando o potencial deste mercado na região de Minas Gerais. A Casa Scania Itaipu é a concessionária responsável pela venda e garantirá todo o apoio no trabalho com o completo pacote de soluções de serviços que dispõe em sua estrutura de cobertura nos estados de Minas Gerais e Pará.

 

O que muda no 8x4 teleoperado

 

O G 500 8x4 XT Heavy Tipper não-tripulado tem suspensão dianteira com capacidade de 22t, capacidade de 38t na suspensão traseira, desenvolve torque de 2.550Nm, a caixa de câmbio é a Opticruise GRSO935R, traz eixo RBP900 e freio auxiliar hidráulico Scania Retarder de 4.100Nm.

As soluções desenvolvidas pela Scania foram na coluna de direção com volante ajustável de ângulo, nova caixa de direção elétrica com sistema de direção servo assistida para o segmento e sistema de direção teleoperado com acionamento via correia, polias e suporte do motor elétrico da Hexagon.

Outras providências necessárias foram a preparação e instalação do sistema de acionamento do bloqueio do diferencial, definição do local ideal para a instalação do suporte de antenas e câmeras, e, por fim, a preparação nos sistemas de freios e elétricos.

 

Por Mara Fornari

 

(A matéria completa sobre o lançamento do novo caminhão teleoperado 8x4 será publicada na próxima edição da revista Brasil Mineral).