Samarco faz novo contrato com a Nucor para fornecer pelotas

12/03/2024
O acordo tem vigência de cinco anos e a Nucor é uma das primeiras siderúrgicas da América do Norte a estabelecer a meta zero de emissões

 

A Samarco assinou um novo acordo comercial de longo prazo com a siderúrgica norte-americana Nucor para o fornecimento de pelotas de redução direta de minério de ferro. O acordo tem vigência de cinco anos e a Nucor é uma das primeiras siderúrgicas da América do Norte a estabelecer a meta zero de emissões de gases de efeito estufa até 2050, incluindo os Escopos 1, 2 e 3, além de ser uma importante recicladora e uma das fabricantes mais sustentáveis da América do Norte.

A Nucor tem uma produção diversificada de aço e produtos siderúrgicos, barras e vergalhões, barras projetadas, aço estrutural, chapas de aço carbono, produtos e tecnologias voltadas a fabricação de chapas de aço na América do Norte. Segundo o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, a demanda por pelotas, especialmente de redução direta, está em trajetória ascendente impulsionada pela descarbonização, na medida que as indústrias buscam cada vez mais alternativas mais limpas e que emitem menos gases de efeito estufa durante a produção. “As iniciativas e ações tomadas para reduzir as emissões de CO2 são uma realidade global e a Samarco tem todos os atributos para se tornar um fornecedor estratégico em termos de descarbonização e fará isso por meio de desenvolvimentos conjuntos com clientes estratégicos como a Nucor. A Samarco também está trabalhando para cumprir todas as metas estabelecidas até 2050”, afirmou.

O executivo da Samarco disse ainda que Vilela disse ainda que o novo acordo de longo prazo com a Nucor está em linha com o retorno da terceira planta de pelotização da Samarco, atualmente prevista para janeiro de 2025, quando a mineradora ampliará sua produção dos atuais nove milhões de toneladas de pelotas por ano para 16,5 milhões de toneladas de pelotas anuais.