RHI Magnesita Lança o modelo de negócios 4PRO
A RHI Magnesita acaba de lançar o 4PRO – o mais completo modelo de negócios da companhia, que une tecnologia, inovação e performance eficiente, além de soluções e o compromisso com a sustentabilidade. O lançamento ocorreu, nesta semana, na ABM Week - maior feira da América Latina nas áreas de metalurgia, materiais e mineração – em São Paulo. “Mais do que um contrato, estamos transformando a forma de interação com clientes alinhados aos nossos valores, como uma solução inovadora aos desafios contemporâneos da indústria e da sociedade”, explica Gustavo Franco, Chief Customer Office (CCO) da RHI Magnesita. “Enquanto líderes globais no setor de refratários, queremos ir além das relações comerciais e olhar também para a sociedade e para o nosso planeta, sendo atores na construção de uma vida mais sustentável”.
O 4PRO é baseado em quatro pilares (4P): Performance, Parceria, Pessoas e Planeta. A Perfomance de excelência é o pilar fundamental do negócio que revolucionou o mercado com o modelo CPP (Cost Per Performance) anos atrás e segue sendo seu maior compromisso. A multinacional oferece recursos que integram novas tecnologias operacionais e soluções digitais, permitindo a tomada de decisão orientada por dados, previsibilidade e automação. Já a Parceria é o segundo pilar deste novo modelo de contrato. “Mantemos um relacionamento transparente, caracterizado pelo compartilhamento e geração eficiente e precisa de dados, além de acompanhamento próximo e contínuo das operações dos nossos clientes. Essa abordagem assegura melhor entendimento sobre os processos e viabiliza melhores decisões estratégicas. Como resultado, essa confiança mútua não apenas fortalece nossa parceria, mas também impulsiona o crescimento de ambas as partes, promovendo um desenvolvimento sustentável e colaborativo”, afirma Wagner Sampaio, presidente da RHI Magnesita na América do Sul.
A responsabilidade com as Pessoas, sejam colaboradores diretos, terceiros ou clientes, é mais um diferencial do 4PRO. Com uma equipe de especialistas técnicos altamente treinados, a empresa investe constantemente em capacitação para proporcionar os melhores resultados com máxima segurança para os operadores. Isso reforça os padrões de segurança industrial e eficiência operacional. O último “P” é o Planeta, onde a RHI Magnesita assume o compromisso para um futuro mais sustentável. “Hoje, olhar para o futuro não é mais uma escolha, é uma necessidade de todos nós. Queremos caminhar ao lado de nossos clientes, trilhando iniciativas de ESG em toda a cadeia de negócios. Acreditamos que uma parceria com clientes que possuem valores e ações semelhantes é o melhor caminho para ampliar o impacto da nossa jornada de sustentabilidade”, comenta Sampaio.
A RHI Magnesita investe em processos de descarbonização de suas operações e oferece soluções totalmente transparentes aos clientes, como a pegada de carbono de todo o seu portfólio nas fichas técnicas de seus produtos, além de fortalecer a atuação local for local, suprindo a demanda regional com a produção local, a fim de reduzir transportes intercontinentais, diminuir as emissões de CO2, colaborar com o desenvolvimento econômico da região e contribuir para o desenvolvimento social local. A companhia tem uma Agenda ESG com metas para direcionar os esforços e participa de ratings para comparar sua maturidade nos pilares de acordo com o mercado, como a Ecovadis, o MSCI e o CDP. Na parte de economia circular, em 2023, a RHI Magnesita coletou cerca de 30 mil toneladas de resíduos refratários no Brasil, destinados ao reaproveitamento. O uso de mineral circular evitou a emissão de quase 47 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Todos esses pilares proporcionam melhores resultados e otimização de processos – valores fundamentais da companhia – proporcionando qualidade, eficiência e segurança na operação. Tudo isso está sendo oferecido pela RHI Magnesita por meio do 4PRO aos seus clientes - um novo modelo de negócio como resposta aos desafios atuais, impulsionando a transformação na indústria e na sociedade.