RHI Magnesita faz parceria com indtechs

02/12/2021
A companhia tem ampliado os aportes em inovação aberta, modelo descentralizado e compartilhado de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de soluções.

 

A RHI Magnesita irá investir cerca de R$ 2 milhões até o próximo ano em parcerias com indtechs, startups focadas no setor industrial. A companhia tem ampliado os aportes em inovação aberta, modelo descentralizado e compartilhado de pesquisa, desenvolvimento e aplicação de soluções, e desde 2019 mantém parceria com o FIEMG Lab, hub de aceleração da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). 

O FIEMG Lab funciona como uma ponte entre a indústria e as indtechs, que participam de editais que norteiam as jornadas de inovação aberta. Fomentar esse ecossistema é uma estratégia da RHI Magnesita para aprimorar aspectos da gestão, dos processos produtivos, da qualidade do ambiente de trabalho e do relacionamento com stakeholders. A RHI Magnesita confirmou participação na quarta jornada de aceleração do FIEMG Lab – cada jornada tem duração de 1,5 ano –, por meio do desenvolvimento de provas de conceito (POC’s). A POC pode ser entendida como um teste-piloto para validação de hipóteses, momento em que são verificadas a aderência e a efetividade das soluções propostas pelas indtechs às necessidades da operação e dos clientes da RHI Magnesita.

As quatro POC’s desenvolvidas junto à RHI Magnesita no último ciclo do FIEMG Lab 4.0 têm como foco o desenvolvimento de um equipamento autônomo, espécie de veículo dedicado ao ambiente interno de plantas siderúrgicas para aplicação de materiais refratários, projeto desenvolvido com a Lume Robotics; a adoção de uma tecnologia que amplia o controle de qualidade durante a produção de refratários, em parceria com a TCX; uma ferramenta de business inteligence voltada para a área jurídica da companhia, trabalho conjunto com a EasyJur; e o desenvolvimento de um aplicativo para capacitar pequenos produtores rurais, solução pensada pela ManejeBem e aplicada em Brumado (BA) em um projeto de viés socioambiental. “É muito importante salientar que a inovação aberta é um modelo que precisa de suporte de uma cultura organizacional aberta à experimentação. Nesse estágio, em que as soluções estão sendo testadas, é muito difícil prever se as tecnologias terão resultados positivos e se serão escaladas. Fato é que a RHI Magnesita está comprometida com o fomento dessa cultura organizacional e do ecossistema de inovação aberta. Além disso, a parceria com o FIEMG Lab é um dos melhores ambientes de conexão com indtechs capazes de propor aprimoramentos ao nosso negócio”, afirma Ramon Fraga Resende, Gerente de Produtos Digitais na RHI Magnesita e Sponsor no Programa FIEMG Lab.

No terceiro ciclo, 130 profissionais da RHI Magnesita estiveram envolvidos em atividades do FIEMG Lab, o que representa 2.354 homens-horas dedicadas a atividades de inovação aberta. Foram realizados 125 encontros de negócio com indtechs.

A RHI Magnesita trabalha em diversas frentes quando o assunto é inovação aberta. Um exemplo disso é o desenvolvimento de tecnologias capazes de reduzir as emissões de CO2 da companhia. Paralelo a esse modelo, a empresa investe em formatos como o FIEMG Lab, hub que reúne variadas fontes de conhecimento para o desenvolvimento de soluções disruptivas. As indústrias-madrinhas do FIEMG Lab, caso da RHI Magnesita, estabelecem o hub como uma de suas plataformas oficiais de inovação aberta, participando ativamente do desenvolvimento da jornada com disponibilização de know-how, informações estratégicas, estrutura para testes industriais e recursos financeiros. O FIEMG Lab tem abrangência nacional.