Renovação de licença de olho em expansão

Renovação permite que a planta metalúrgica amplie capacidade de 7.500 para 8.500 toneladas por dia ainda em 2022, com estudos de viabilidade para atingir 10 mil toneladas na próxima fase.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) renovou a licença ambiental da Jacobina Mineração Yamana Gold para ampliação da produção das atuais 2,5 milhões toneladas por ano para 3.650 milhões de toneladas. O documento tem vigência de três anos e faz parte do plano de expansão com o aumento de produção previsto para 2022. “A obtenção da licença de expansão, para Jacobina, é o resultado de muito trabalho com embasamento técnico robusto, apoio de consultoria externa e também através de nossa atuação institucional onde procuramos sempre um diálogo transparente entre os órgãos. A licença vai proporcionar o aumento do nível de produção e com isso também a elevação de geração de renda e desenvolvimento para município e estado na fase de operação”, afirma Sandro Magalhães, vice-presidente de Operações Brasil & Argentina.
Com a renovação da licença, a fase de expansão atual ou Fase 2 da Jacobina Mineração avança antes do planejado. A empresa pretende ter um aumento da produção com baixo custo e maior fluxo de caixa. Na expansão, a Planta Metalúrgica terá a capacidade de produção ampliada de 7.500 toneladas por dia para 8.500 toneladas por dia ainda em 2022 e, paralelamente, serão iniciados os estudos de viabilidade para a próxima etapa ou Fase 3, na qual espera-se chegar a uma produção de 10.000 toneladas por dia. O estudo de viabilidade e a programação têm prazo de conclusão para 2023.
VEJA TAMBÉM

GMIN anuncia desempenho consistente em Tocantinzinho
Mina de Tocantinzinho produziu 31.846 onças no Q1 2026, com plano de aumentar significativamente os teores e a produção no segundo semestre conforme ativa a Fase 2.
23/04/2026
Axía Resources obtém licença projeto em Niquelândia (GO)
Licença ambiental permite início da prospecção com abertura de 3 km de trincheiras e sondagem exploratória, após amostra confirmar 13.000 ppb de ouro no projeto.
11/09/2025
Centaurus obtém licença para conectar projeto Jaguar à rede elétrica nacional
Aprovação do ONS garante alocação inicial de 20 MW de potência e reduz significativamente os riscos do desenvolvimento do empreendimento ao assegurar acesso a eletricidade confiável e com tarifas até 50% menores que a rede regional.
15/07/2026



