Primeiro ano com embarques constantes e acidentes zero

13/08/2024
No primeiro ano de operações, o ritmo de embarques foi consistente. Empresa fez seu 11º carregamento de 22.000 toneladas do Lítio Verde Quíntuplo Zero

 

A Sigma Lithium completa, nesta semana, seu primeiro ano de operações com ritmo consistente de embarques com seu 11º carregamento de 22.000 toneladas do lítio. Com a regularidade nas remessas e considerando o desempenho de seus pares atuais, a Sigma registra uma “aceleração de produção mais rápida do setor de lítio e uma das mais velozes do setor de metais”, diz o comunicado enviado ao mercado, que evidencia ainda que “o preço foi inicialmente fixado como flutuante premium de 8,75% do hidróxido de lítio cotado na LME (base CIF Xangai)”. 

Outro fato a ser comemorado é a marca de 365 dias consecutivos sem qualquer acidente com afastamento entre seus 618 colaboradores, completados no último dia 9 de agosto. Ana Cabral, CEO e Copresidente do Conselho da Sigma, atribui o feito ao “intenso foco na segurança e na saúde do trabalhador, responsáveis pela criação dessa cultura de eficiência operacional”. 

Para se ter uma ideia dessa importante evolução, em agosto de 2023 o índice da Sigma Lithium era de 75 dias sem acidentes com perda de dias de trabalho. Um ano depois, o nível de maturidade operacional atingido em saúde e segurança leva a empresa a ocupar a segunda colocação nessas classificações combinadas do fórum do ICMM (Conselho Internacional de Mineração e Metais), sediado em Londres, que reúne 19 das maiores empresas de mineração do mundo. Ana Cabral explica que a TRIFR (Taxa de frequência total de acidentes registráveis) foi de 1,25, e a FFR (Taxa de frequência de fatalidades), zero.

A inspiração para tal feito veio de um trabalho realizado pela Alcoa/Alcan, conforme conta Ana Cabral: “quando se cria a meta de zero acidentes, se cria também um canal de segurança, batizado na Sigma Lithium de “Canal Cuidar”. Pedimos que os nossos funcionários registrassem nesse canal suas ideias e conceitos de como melhorar o índice de segurança do trabalho e assim criamos uma comunicação sem filtro com a ponta”. A Sigma conseguiu melhorar os índices de segurança mesmo com a evolução da produção, demonstrando capacidade para gerir de forma segura o aumento de pessoal — são 1.510 pessoas entre contratados diretamente e terceirizados.

A meta ambiciosa de zero acidentes em um ano foi conseguida um dia após o outro: “a segurança no trabalho não pode ser imposta. Precisa vir de uma cultura de cuidar de si, do colega e tentar olhar em volta para perceber o que pode ser melhorado para criar um ambiente mais seguro. A derivada exponencial para a empresa são ideias de produtividade do negócio dentro de um ambiente empoderado. Ou seja, o que fizemos foi oferecer ao colaborador um canal com a gestão, ou general managers”, prosseguiu a executiva, reforçando que as conquistas são de toda a equipe. 

“Nossos funcionários são parte integrante de nossa excelência operacional, impulsionando essa notável conquista de saúde e segurança de 365 dias sem acidentes com afastamento. A promoção de uma cultura de excelência em saúde e segurança entre nossos colaboradores ajudou a criar um nível de eficiência que sustenta nosso foco nas margens e nossa capacidade de suportar os altos e baixos dos ciclos de preços do lítio”, voltou a reforçar Ana Cabral. 

Santíssima Trindade

A planta da Sigma está situada dentro do que se chama de “Santíssima Trindade”: produz hoje em escala industrial a baixos custos, o que lhe garante competitividade global, inclusive com a China, e com padrão de excelência de rastreabilidade de direitos humanos e condições de trabalho, com melhores padrões de Austrália e Canadá – “temos padrões operacionais de países de primeiro mundo”, atesta Ana Cabral. Uma trinca que traz enormes oportunidades para o Brasil. 

Uma das principais produtoras globais de lítio, a Sigma se dedica a alimentar a próxima geração de baterias de veículos elétricos com concentrado de lítio grau químico, neutro em carbono, social e ambientalmente sustentável. Através de seu projeto Grota do Cirilo, no Vale do Jequitinhonha (MG), a Sigma produz em sua planta Greentech de última geração o concentrado de "Lítio Verde Quíntuplo Zero", único no mundo. Isso significa uma produção carbono zero, com zero uso de água potável, zero barragem de rejeitos, zero uso de químicos nocivos e zero uso de energia a carvão.

A Fase 1 do projeto entrou em produção comercial no segundo semestre de 2023 e tem uma capacidade anual de 270.000 toneladas de concentrado (36.700 LCE). A empresa emitiu uma Decisão Final de Investimento para quase dobrar a capacidade para 520.000 toneladas de concentrado por meio da expansão de sua planta Greentech (Fase 2), em 2025.