Primeira mulher a pilotar caminhão de 72t, 100% elétrico

10/09/2022
Além de não emitir gases de efeito estufa, o equipamento elétrico também irá reduzir a emissão de ruídos, minimizando os impactos nas comunidades do entorno.

 

A mineira Dayana Araújo, de 25 anos, é a primeira mulher do Brasil a assumir o comando de um caminhão fora de estrada de 72 toneladas, totalmente elétrico. 

O veículo, que substitui diesel por eletricidade proveniente de fontes renováveis, possui capacidade para transportar o equivalente a 80 carros populares, sem emissão de CO2, um dos principais vilões no combate às mudanças climáticas. O equipamento irá operar na mina de Água Limpa, em Minas Gerais e faz parte das metas da Vale de zerar suas emissões líquidas diretas e indiretas de gases de efeito estufa (escopos 1 e 2) até 2050, para o que a mineradora deve investir entre US$ 4 bilhões e US$ 6 bilhões. 

Dayana dá continuidade ao pioneirismo de outra mineira, Ivani Moreira, que foi a primeira mulher a pilotar um caminhão fora de estrada de 150 toneladas, em 1998, marcando o empoderamento feminino nessa área.

“A luta por espaço, visibilidade, oportunidades e igualdade é diária. Presenciei muitos olhares desconfiados, mas com respeito. Amo dirigir, sou habilitada em várias categorias, de moto a carreta. Foram 9 anos como operadora de equipamentos pesados na Vale. Fui a primeira mulher do país a aceitar o desafio de dirigir um caminhão deste tamanho, de sete metros de altura e onze de comprimento", conta ela. ”Me orgulho de ser mulher, foi preciso muita coragem e dedicação para abrir caminho às operadoras de hoje, sem perder a feminilidade e as unhas bem feitas", brinca Ivani. 

“É uma emoção muito grande dirigir um caminhão mais sustentável e que não polui o meio ambiente. Espero, que como a Ivani, me tornar uma referência para mulheres que, assim como eu, possuem o sonho de serem operadoras de equipamentos pesados. Lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca Dayane Araújo.

Além de não emitir gases de efeito estufa, o equipamento elétrico também irá reduzir a emissão de ruídos, minimizando os impactos nas comunidades no entorno das operações da empresa. Suas baterias possuem capacidade de armazenamento de 525 Kwh, podendo operar até 36 ciclos, pouco mais de um dia, sem necessidade de parar para recarregar. O veículo oferece ainda a possiblidade de regeneração de energia durante as descidas, redução de uso de freio mecânico, manutenção e vibração, além de proporcionar mais conforto operacional ao motorista. 

O equipamento, foi produzido pela XCMG Construction Machinery Limited, subsidiária da Xuzhou Construction Machinery Group Co., Ltd. (XCMG) maior fabricante de máquinas da China, e representa mais um passo na eletrificação dos ativos da Vale.

Atualmente, as emissões dos caminhões fora de estrada a diesel representam cerca de 9% do total de emissões de escopo 1 e 2 da Vale. Para se ter ideia do impacto positivo de cada caminhão elétrico deste porte, em substituição ao porte similar modelo com uso de diesel, aproximadamente 80 toneladas de dióxido de carbono equivalente deixam de ser emitidas mensalmente, o que equivale ao plantio de 560 árvores para neutralizar suas emissões.
“A chegada dos caminhões elétricos em nossas operações é um importante marco para a jornada em busca de zerar as emissões líquidas de escopos 1 e 2 até 2050. Estamos construindo um plano robusto que nos permitirá uma redução drástica de emissões de CO2 oriundas das nossas operações em todo o mundo. Cada vez mais, reafirmamos o nosso compromisso para uma Vale mais sustentável”, destaca Alexandre Salomão Andrade, gerente do programa Powershift, criado pela Vale com objetivo de substituir combustíveis fósseis por fontes limpas em suas operações.