Power Minerals inicia estudos metalúrgicos e mineralógicos em Morro do Ferro

Mais de 100 kg de amostras de perfuração foram selecionadas para investigar a composição mineralógica e orientar testes de recuperação e processamento de terras raras.
A Power Minerals Limited iniciou os estudos metalúrgicos e mineralógicos em seu Projeto de Terras Raras Morro do Ferro (MDF) em Minas Gerais. Mais de 100 kg de amostras de perfuração foram selecionadas para avaliação mineralógica e testes metalúrgicos, o que representa mais uma linha de trabalho essencial para o Projeto MDF. Os exames mineralógicos realizados pela Power até o momento utilizaram microscopia eletrônica de varredura (MEV), MEV de emissão de campo e microanálise por sonda eletrônica (EPMA) para investigar a composição e as associações minerais.
Análises preliminares de amostras coletadas em múltiplas profundidades identificaram minerais do grupo da bastnasita e uma fase contendo cério, que requerem caracterização adicional. Essas observações são, em linhas gerais, consistentes com os grupos minerais relatados em estudos históricos limitados de material próximo à superfície, que também relataram quantidades mínimas de minerais de fosfato de terras raras. Estudos adicionais estão em andamento para identificar as espécies minerais individuais, suas abundâncias relativas e sua distribuição entre os furos de sondagem e em profundidade.
O programa foi concebido para caracterizar os minerais que contêm os elementos de terras raras (ETR) e orientar os testes metalúrgicos para avaliar a recuperação e as possíveis vias de processamento. “O início deste programa é um passo importante para estabelecer o potencial de processamento de Morro do Ferro. Nossas observações mineralógicas iniciais fornecem uma base para investigar a recuperação seletiva de terras raras de maior valor e oportunidades para rejeitar material rico em cério e ganga. Estamos utilizando tecnologias já consolidadas de processamento de terras raras, com testes direcionados à compreensão de sua adequação à mineralogia de Morro do Ferro. Nossa prioridade é estabelecer uma base técnica sólida para a seleção do fluxograma, incluindo recuperação, qualidade do concentrado e controle de impurezas. Essa abordagem rigorosa guiará a próxima etapa de testes metalúrgicos e os estudos de desenvolvimento mais amplos do projeto. Aguardamos com expectativa a oportunidade de compartilhar detalhes sobre o progresso material do programa”, disse Alistair Stephens, diretor-executivo da Power Minerals.
VEJA TAMBÉM







