Plano de ação para segurança de lagoas

07/07/2022
O sistema de disposição de rejeitos da Alcoa é classificado como de nível de risco baixo, devido às características técnicas e estruturais.

 

A Alcoa informa que aprimora continuamente a execução do Plano de Ações Emergenciais para Barragens de Mineração (PAEBM) no sistema de disposição de rejeitos da mina de Juruti (PA), que é composto por seis lagoas e uma barragem que passam por controles rigorosos de monitoramento, previstos na legislação atual, e é monitorado e auditado por empresas de consultoria externas e pela equipe técnica da mineradora. “Essa estrutura foi construída a partir de minuciosos projetos de engenharia, segurança e gestão ambiental. Além disso, também utilizamos áreas já mineradas para construção das lagoas, evitando a abertura de novas áreas. A nossa operação possui um plano de emergência que rege diversas atividades de monitoramento e mitigação para gerenciar riscos”, informa o gerente-geral da Alcoa Juruti, Genesis Costa.

O Plano de Ações da empresa privilegia a segurança de colaboradores e comunitários que residem próximo do entorno da operação e inclui simulado com equipes multidisciplinares de atendimento a emergências. Os simulados visam à prevenção e reforçar a relação da Alcoa junto às comunidades por meio da transparência, respeito e diálogo construídos, a partir do programa de educação ambiental que já aborda questões referentes à segurança nas lagoas.

O sistema de disposição de rejeitos da Alcoa é classificado como de nível de risco baixo, devido às características técnicas e estruturais, estado de conservação e procedimentos de segurança. Segundo o critério ambiental adotado, o rejeito produzido e estocado é classificado como inerte, ou seja, não é tóxico e não representa qualquer perigo ao meio ambiente. “Em Juruti, temos estruturas importantes que garantem a segurança da operação da Alcoa. O município está constantemente fiscalizando os procedimentos adotados pela empresa, em se tratando do sistema de lagoas e barragens, para garantir que esses padrões de segurança sejam cumpridos. Além disso, inspecionamos, também, a segurança em relação às comunidades”, atesta o coordenador de Proteção e Defesa Civil de Juruti, João Paulo Vieira.