CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Parceria une operações da Vale em Mariana e Itabira

23/08/2021
Os dois complexos são os principais centros de produção de minério de ferro da Vale.

 

Empresa de transformação digital e de gestão e automação de energia, a Schneider Electric e a AVEVA, companhia especializada em software industrial e em transformação digital e sustentabilidade, trabalharam em conjunto para unir as operações da Vale em Mariana (MG), o que proporcionou à mineradora ampliar a capacidade de integrar, centralizar e monitorar remotamente as operações em seus complexos de Mariana e Itabira (MG). Os dois complexos são os principais centros de produção de minério de ferro da Vale e, juntos, respondem por mais de 75% dos dados de produção das operações de mineradora em Minas Gerais. 

Inicialmente, a digitalização visava melhorar a segurança por meio de operações remotas para a Vale impulsionar a eficiência e a sustentabilidade na operação.  A parceria junto com a AVEVA e a Schneider Electric permitiu à Vale unificar as operações em várias localidades e atualizar seu sistema antigo para uma plataforma capaz de controlar remotamente todas as diversas tecnologias que operam em cada instalação de mineração. As soluções de gerenciamento remoto permitiram que a Vale tenha menos profissionais em cada site, o que aumenta a segurança dos funcionários, além de reduzir os custos operacionais e melhorar significativamente a eficiência energética. "Estamos constantemente buscando melhorar a segurança, eficiência e sustentabilidade, não apenas agora, mas também para o futuro", afirma Paulo Henrique Fontes Coura, Líder Sênior de Automação da Vale. 

No projeto da Vale, a Schneider Electric implementou o EcoStruxure ™ Control Expert - Asset Link associado ao AVEVATM System Platform e ao Schneider Modicon M580, tecnologias que permitem que os dados sejam integrados diretamente ao sistema, para proporcionar aos gestores da mineradora insights sem a necessidade de transferência manual de qualquer inteligência. A unificação das informações permitirá à mineradora criar um centro-mestre de operações e gerenciar tudo remotamente. 

Rob Moffitt, presidente da Schneider Electric para Mineração, Minerais e Metais, disse que no mundo atual a informação é fundamental para impulsionar a segurança, a sustentabilidade e a lucratividade. “A produção de ferro é essencial para todas as nossas vidas, ao fornecer aço para as indústrias automotivas e de construção em todo o mundo. É vital que um setor do qual dependemos possa operar de forma eficiente, segura e sustentável", afirma. "O sistema que criamos para a Vale, em conjunto com a AVEVA, é fundamental para esse processo. Estamos ansiosos para ver a Vale avançar ainda mais para compreender, gerenciar e aprimorar suas operações em todo o Brasil."  Já Marc Ramsay, vice-presidente global de Parcerias Estratégicas da AVEVA, comentou que as operações de mineração são ambientes ricos em dados nos quais a transformação digital pode gerar ganhos de sustentabilidade e produtividade para melhor utilização de ativos e otimização de valor aprimorada.