Parceria com Fortescue para veículo autônomo com emissão zero

02/07/2024
O AHS será integrado aos caminhões de transporte com emissão zero que as empresas estão atualmente co-desenvolvendo

 

A Liebherr e a Fortescue vão unir esforços para desenvolver e validar uma Solução de Transporte Autônomo (AHS) de acordo com as suas áreas de especialização. O AHS será integrado aos caminhões de transporte com emissão zero que as empresas estão atualmente co-desenvolvendo, com o objetivo de ser o primeiro AHS a operar veículos com emissões zero em todo o mundo.

Em agosto de 2023, a Liebherr anunciou a implantação de uma frota de quatro caminhões autônomos T 264 na Austrália Ocidental para validação no local, o que marcou a próxima etapa do desenvolvimento da Liebherr de um novo produto autônomo para a indústria de mineração. Esta validação no local está ocorrendo atualmente em parceria com a Fortescue em sua mina de Christmas Creek, em uma instalação construída especificamente para validar tecnologias de emissão zero e transporte autônomo. “Com nossas equipes agora totalmente integradas, a Liebherr tem o prazer de anunciar formalmente nossa parceria com a Fortescue para desenvolver e implantar coletivamente nossa solução de transporte autônomo”, disse Oliver Weiss, vice-presidente executivo de P&D, engenharia e produção da Liebherr Mining. “A Liebherr sempre priorizou o desenvolvimento de produtos orientados para o mercado e temos o privilégio de fazer parceria com a Fortescue. Nossos esforços colaborativos serão benéficos não apenas para a Fortescue, mas para todos os clientes que optarem por implementar produtos de tecnologia Liebherr em suas instalações”.

A parceria entre Liebherr e Fortescue para desenvolver e validar o AHS foi formalizada em março de 2023. Desde então, a equipe finalizou a definição do Sistema e agora está desenvolvendo os extensos recursos e funcionalidades do Sistema para validação. Como parte do desenvolvimento do AHS, a Liebherr e a Fortescue desenvolverão um Sistema Integrado de Gestão de Frotas e uma Solução de Orientação de Máquinas, capaz de ser usado de forma independente em locais operados por humanos. Após a conclusão da validação do sistema, a Solução de Transporte Autônomo será implantada nas minas da Fortescue. “Nossa profunda experiência em transporte autônomo, resultante da operação de mais de 200 caminhões de transporte autônomos a diesel em nossas minas, permitiu que a Fortescue e a Liebherr desenvolvessem um sistema de gerenciamento de frota que visa exclusivamente a eficiência e libera capacidade inexplorada em nossa frota”, disse Dino Otranto, CEO da Fortescue Metals. “A parceria com a Liebherr nos permitiu desenvolver em conjunto os Sistemas de Gerenciamento de Frotas, que nos fornecem uma solução independente de OEM que pode ser integrada a qualquer plataforma autônoma, incluindo caminhões, perfuratrizes, carrinhos de água ou qualquer outro equipamento pesado de mineração. Esta tecnologia crítica coloca o nosso negócio no controle total das nossas prioridades e roteiro de desenvolvimento”.

O AHS – incluindo o Sistema de Gestão de Frotas e a Solução de Orientação de Máquinas – também estará disponível para clientes em todo o mundo como parte do portfólio de tecnologia em expansão da Liebherr. “Este desenvolvimento nos permitirá oferecer ao mercado global uma solução completa de transporte autônomo, incluindo um sistema de gerenciamento de frota totalmente integrado e uma solução de orientação de máquinas”, afirma Weiss. “Essas tecnologias inovadoras fazem parte da nossa gama crescente de produtos tecnológicos e são mais um passo em frente na nossa estratégia para nos tornarmos um fornecedor de soluções completas para a indústria de mineração”.

 

Carregadeira de rodas com motor a hidrogênio

 

A Liebherr apresentou a primeira grande carregadeira de rodas do mundo com motor a hidrogênio a representantes de alto escalão da política e dos negócios em um evento na fábrica de Bischofshofen, na Áustria, e inaugurou a primeira estação de abastecimento de hidrogênio no estado de Salzburgo, o que representa um marco importante na utilização do hidrogénio como fonte de energia sustentável. "Para progredir na pesquisa do hidrogênio, precisamos ter acesso ao hidrogênio. Construímos este posto de abastecimento para avançar ainda mais os nossos objetivos de descarbonização das máquinas de construção", afirma o Dr.-Ing. Herbert Pfab, Diretor Técnico da Liebherr Bischofshofen.

A L 566 H da Liebherr é o primeiro protótipo de grande carregadeira de rodas do mundo com motor a hidrogênio. Após extensos estudos, esta tecnologia inovadora foi identificada como a solução ideal para operar veículos de grande porte que são difíceis de eletrificar sem emissões de CO2. Para veículos menores, de até cerca de 15 toneladas, soluções elétricas à bateria são frequentemente adequadas. No entanto, a situação é diferente com máquinas maiores, com peso operacional de até 40 toneladas e altos requisitos de energia. Os motores de pistão alternativo a hidrogênio provam ser ideais neste caso. Esses motores a hidrogênio são fabricados na fábrica de motores do segmento de produtos Componentes da Liebherr em Bulle (Suíça). Eles permitem não apenas zero emissões de gases de efeito estufa e quase nenhum óxido de nitrogênio, mas também são altamente eficientes. Outra vantagem é que as interfaces são comparáveis às de um motor diesel - térmica e mecanicamente. Isto representa um avanço significativo no desenvolvimento de máquinas sustentáveis de grande escala. Outro destaque da mostra foi um caminhão MAN, também com motor a hidrogênio. Isto mostra que a tecnologia do hidrogênio não é apenas viável em carregadoras de rodas, mas já é utilizada em caminhões de canteiro de construção.

Como parte do desenvolvimento da carregadeira de rodas a hidrogênio, a Liebherr Bischofshofen abriu seu próprio posto de abastecimento de hidrogênio – o primeiro desse tipo em todo o estado de Salzburgo. Um importante parceiro estratégico neste projeto é a Maximator Hydrogen, que não é apenas a fabricante do posto de abastecimento recém-inaugurado, mas também parceira de pesquisa da Liebherr. Juntos, eles estão trabalhando em instalações móveis de abastecimento para que as máquinas possam ser reabastecidas diretamente nos canteiros de obras. Isto é particularmente importante para locais de construção remotos e máquinas que não são muito móveis. Outro parceiro confiável é o MPREIS, que garante o fornecimento de hidrogénio verde. Isto é importante porque só através de uma produção isenta de emissões – utilizando energia eólica, hidroelétrica ou solar – o hidrogénio poderá desempenhar um papel fundamental como fonte de energia sustentável e amiga do clima.