Parceria com Avalon para produzir hidróxido de lítio

11/07/2023
A parceria tem como objetivo desenvolver uma instalação de produção de hidróxido de lítio.

 

A Metso firmou Memorando de Entendimento não vinculante com a empresa canadense de desenvolvimento mineral Avalon Advanced Materials. A parceria tem como objetivo desenvolver uma instalação de produção de hidróxido de lítio. O contrato permitiria à Avalon licenciar a tecnologia e as soluções da Metso para produzir materiais de cátodo de hidróxido de lítio para atender ao mercado de veículos elétricos, enquanto a Metso realizará testes e trabalhos de engenharia no portfólio de projetos de minerais críticos da Avalon.

"A plataforma e a tecnologia da Metso complementam perfeitamente a visão da Avalon de completar uma cadeia de valor de lítio integrada em Ontário, baseada em soluções de processo inovadoras", disse Zeeshan Syed, presidente da Avalon. "Vemos a Metso como parte integrante deste setor em rápido crescimento e um parceiro fundamental para o desenvolvimento das melhores capacidades de processamento que são ambientalmente sustentáveis. Isso permitirá que a Avalon cresça para atender à crescente demanda por lítio para baterias na próxima década e além”. Para Mikko Rantaharju, vice-presidente de hidrometalurgia da Metso, a parceria com a Avalon faz parte da visão de longo prazo da Metso de ser um fornecedor intermediário no setor de hidróxido de lítio. “Estamos alinhados com a visão de futuro da Avalon e orgulhosos de desempenhar um papel fundamental no fornecimento de tecnologia e avanço em soluções de energia limpa e economia”.

O inovador processo alcalino permite a eliminação de produtos químicos potencialmente nocivos, como o ácido sulfúrico, e reduz comparativamente os resíduos sólidos e as emissões, tornando-o mais ecológico e seguro para os trabalhadores e as comunidades locais vizinhas. As partes pretendem assinar um acordo definitivo durante o terceiro trimestre de 2023.

Direto da Fonte