Novas estratégias e compromisso com sustentabilidade

10/11/2021
Eeva Sipila, CFO da Metso Outotec, disse que a empresa reduzirá suas emissões operacionais de CO2 em 50% até 2024.

 

Para a Metso Outotec, o desenvolvimento sustentável é um dos pilares fundamentais para o posicionamento da empresa nos próximos cinco anos, e assim contribuir para uma sociedade mais amigável para com o meio ambiente. Foi o que afirmaram os líderes da empresa, durante coletiva de imprensa. 

O presidente para América do Sul, Eduardo Nilo, afirmou que “temos uma política clara e metas de redução de consumo de contaminantes, mas também uma linha para ajudar nossos clientes a desenvolver novos equipamentos sustentáveis”. Com relação às metas de sustentabilidade das empresas, ele comentou que se somaram ao compromisso global de 1,5ºC. Além disso, Eeva Sipila, CFO da Metso Outotec, disse que a empresa reduzirá suas emissões operacionais de CO2 em 50% até 2024, atingindo o zero (net zero) em 2030. 

Por sua vez, Pekka Vauramo, presidente e CEO da companhia, comentou sobre novas tecnologias desenvolvidas para que os equipamentos da marca sejam estrategicamente eficientes e façam uso responsável da água. 

Os executivos apontaram as estratégias específicas que vêm sendo implementadas para posicionar a Metso Outotec como empresa líder em sustentabilidade, e ressaltaram a busca por soluções para: britadores, aumentando em três vezes sua vida útil e reduzindo em 30% seu consumo de energia; nos sistemas de peneiramento, espera-se reduzir a utilização de água e ocorrência de acidentes; no revestimento de moinhos, busca-se aumentar em 200% sua vida útil, reciclar os componentes e criar peças mais seguras; para as soluções de transporte, comprometeram-se em baixar em 30% o consumo de energia, reduzir a porcentagem de pó e encurtar os tempos de manutenção em 19%; em matéria de carroceria e revestimento, estabeleceram que será diminuída a porcentagem de carga a fim de baixar o uso de diesel por caminhão; e para as soluções de revestimento, querem reduzir em 70% as horas de manutenção e aumentar sua vida útil.

A entrevista coletiva foi o pontapé inicial do fórum realizado nos dias 8, 9 e 10 de novembro, em que diversos palestrantes do setor minerador regional debateram sobre as tendências que se projetam para a região em um cenário pós-pandemia, os resultados da aplicação de serviços remotos na mineração, o impacto da tecnologia para se chegar a uma mineração sustentável, os desafios dos serviços de manutenção na mineração e outros temas.