Método inovador de rastreabilidade do ouro em Pilar

06/02/2024
o objetivo de aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído

 

A Jaguar Mining adotou recentemente um método inovador de rastreabilidade do ouro na Mina de Pilar, no município de Santa Bárbara (MG). Desde maio de 2023, a mineradora implementou um método de rastreabilidade para seu minério com o objetivo de aprimorar o controle de qualidade e a identificação precisa da origem do minério extraído, pois o setor mineral enfrenta diversos desafios, desde questões ambientais até preocupações sobre a procedência dos minérios.

“Anteriormente, o minério produzido na Mina Pilar era classificado em apenas 5 categorias ao sair do subsolo. Na superfície, antes de viajar cerca de 40km até a Planta Metalúrgica em Caeté, cada categoria recebia toneladas de minério de vários locais da mina e com diferentes teores de ouro. O método atual tem como objetivo minimizar o agrupamento de minério e elevar o conhecimento a respeito de sua origem no subsolo”, comenta Sergio Yngor Dourado Honorio dos Santos, Gerente de Mina da Unidade Pilar. A mudança adotada pela Jaguar ajudou a otimizar o controle de qualidade nas amostragens, além de definir o teor de ouro, tanto na mina quanto na planta de processamento. Isso representa um avanço significativo na compreensão e na gestão do minério, desde sua extração até a etapa de processamento.

Em relação ao método aprimorado de rastreabilidade e a segurança para os compradores do ouro da Jaguar, Sérgio disse que a Jaguar opera em total conformidade com a legislação ambiental e os processos minerários estabelecidos pela Agência Nacional de Mineração (ANM). “Esse avanço reforça o compromisso da empresa com a excelência operacional e a transparência em suas práticas de mineração”.  A implementação do método de rastreabilidade do ouro na Jaguar Mining demonstra um compromisso com a melhoria contínua e serve como exemplo positivo para a indústria, ao dar transparência e controlar a qualidade de ouro em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

Direto da Fonte