Meta de produção de cobre em 2024 é superada

06/02/2025
Em 2025, a produção de zinco em níveis médios deverá aumentar ligeiramente em comparação a 2024, principalmente devido à maior produção de Aripuanã e El Porvenir.

 

A Nexa Resources S.A. divulgou que o guidance consolidado da produção de mineração foi alcançado, com a produção de zinco, chumbo e prata atingindo a faixa de orientação anual, enquanto a produção de cobre excedeu a faixa superior. A produção de zinco totalizou 327 mil t. Após a revisão da orientação divulgada em outubro de 2024, que manteve a meta inicial de produção para o ano inteiro, as minas de Cerro Lindo, El Porvenir, Vazante e Aripuanã atingiram a extremidade inferior da orientação anual, enquanto Atacocha atingiu a faixa intermediária. Já a produção de cobre totalizou 36 mil t, excedendo a faixa superior da orientação, enquanto a produção de chumbo atingiu 69 mil t, dentro da faixa de orientação anual. A produção de prata totalizou 12 milhões de onças, atingindo o ponto médio da orientação, com a produção de Cerro Lindo excedendo a faixa superior. A Nexa continua sendo uma produtora significativa de prata, e a produção de 2024 reforça ainda mais essa posição.

As vendas de metal totalizaram 591 mil t, em linha com a faixa média da orientação anual. O desempenho foi impulsionado principalmente por maiores volumes de produção nas fundições de Cajamarquilla e Juiz de Fora em comparação a 2023, apoiados por maior estabilidade operacional, menor tempo de inatividade, maior demanda e logística eficiente em toda a nossa cadeia de suprimentos. Os custos consolidados de mineração run-of-mine e a orientação consolidada de custo de caixa C1, que foi reduzida em 65% em outubro de 2024, foram alcançados com sucesso devido à melhoria da eficiência operacional, gestão eficaz de custos e execução disciplinada dos planos de produção. Os principais impulsionadores incluíram redução do consumo de energia, otimização de despesas com pessoal e menores custos de serviços de terceiros. Além disso, TCs favoráveis, efeitos cambiais e maiores preços de subprodutos contribuíram para esses resultados.

O CAPEX e outras despesas operacionais ficaram bem abaixo da orientação reduzida atualizada em outubro de 2024. Este resultado, segundo a empresa, ressalta o seu compromisso com a disciplina financeira e a eficiência operacional. As iniciativas de otimização estratégica implementadas ao longo do ano desempenharam um papel fundamental no controle de despesas sem comprometer a confiabilidade operacional ou o desenvolvimento de projetos de longo prazo.

Em 2025, a produção de zinco em níveis médios deverá aumentar ligeiramente em comparação a 2024, principalmente devido à maior produção de Aripuanã e El Porvenir. Esse aumento será parcialmente compensado por menores volumes de produção em Cerro Lindo e Vazante, em linha com o plano de sequenciamento de mina atualizado, que prevê teores ligeiramente mais baixos. Para 2026, a produção de zinco deverá aumentar em 4% em relação a 2025, apoiada por maiores volumes em Aripuanã, Cerro Lindo e Atacocha. Para 2027, a produção de zinco deverá aumentar em 7% em comparação a 2026, impulsionada principalmente pelo crescimento contínuo em Aripuanã e El Porvenir, juntamente com a produção estável em Vazante e Cerro Lindo. A produção de cobre no ponto médio da faixa de orientação de 2025 deverá diminuir em 10% em comparação a 2024, principalmente devido a teores mais baixos em áreas preparadas, em linha com os atuais planos de sequenciamento de mina. Espera-se que essa tendência continue em 2026, com um declínio adicional em comparação a 2025, impulsionado principalmente por teores mais baixos em Cerro Lindo e Aripuanã. Em 2027, a produção de cobre deverá aumentar ligeiramente em 1% em relação a 2026, apoiada por um plano de mineração atualizado em Cerro Lindo.

Em 2025, a produção consolidada de chumbo em níveis médios deverá diminuir em 7%, enquanto a produção de prata deverá diminuir em 1%, ambas em comparação a 2024. Para 2026 e 2027, a produção de chumbo em níveis médios deverá aumentar ligeiramente em comparação ao ano anterior. Enquanto isso, a produção de prata em 2026 e 2027 deverá permanecer estável.

As ações de remediação após o incidente de incêndio nos eletrofiltros úmidos de Juiz de Fora no final de dezembro de 2024 devem ser concluídas até o final do segundo semestre de 2025, com os ajustes de produção associados já considerados na orientação para o ano. Além disso, nenhuma revenda significativa de material de terceiros é prevista. Para 2026, as vendas totais de metal devem aumentar em 3% em comparação a 2025, variando entre 580-605 mil t, permanecendo estáveis em 2027.