Laboratório de robótica e tecnologia em escola de Resende

29/04/2024
O município possui 43 escolas municipais ativas na rede, 1.142 professores vinculados ao projeto

 

A ArcelorMittal, por meio da Fundação ArcelorMittal, inaugurou um laboratório de robótica e tecnologia na Escola Municipal Sagrado Coração, em Resende (RJ). O evento de inauguração teve a presença de Jefferson De Paula, presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO da ArcelorMittal Aços Longos e Mineração LATAM, Diogo Balieiro, prefeito de Resende, Tatiana Nolasco, Diretora de Futuro da ArcelorMittal Aços Longos e presidente de Fundação ArcelorMittal, Paulo Marcelo, diretor da unidade de negócios da ArcelorMittal Sul Fluminense, demais representantes da produtora de aço, poder público, educadores e estudantes da região

A implantação do LAB Mentes Brilhantes no município de Resende está relacionada aos indicadores do projeto Liga STEAM 2023. O município possui 43 escolas municipais ativas na rede, 1.142 professores vinculados ao projeto, além de professores participantes do Prêmio Nacional Liga STEAM. O laboratório foi instalado na Escola Municipal Sagrado Coração e o espaço será utilizado para experimentação de novos recursos pedagógicos. O objetivo é que contribuam para o desenvolvimento de aulas e projetos mais atrativos, e que conectem os estudantes com as novidades e tendências educacionais mais modernas. Meninas e meninos poderão montar robôs, aprender a programá-los e reforçar na prática os conceitos que são trabalhados nas áreas STEAM (acrônimo, em inglês, para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). 

Com os equipamentos de ponta à disposição, jovens poderão aplicar e reforçar os conceitos trabalhados nas áreas STEAM e desenvolver habilidades e competências que os coloquem em posição de destaque em um futuro profissional. “A Fundação ArcelorMittal foi criada há 35 anos para conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania de jovens e crianças. Hoje, somos reconhecidos como os maiores incentivadores da abordagem STEAM no país e temos o compromisso de contribuir para a formação de cientistas e engenheiros talentosos para o amanhã. A entrega desse laboratório em Resende é mais um passo importante nessa jornada e reforça o nosso papel também no desenvolvimento da região sul-fluminense”, afirma a diretora Tatiana Nolasco. Para Paulo Marcelo, diretor da unidade de negócio Sul Fluminense, a aproximação dos alunos dos ensinos fundamental e médio com o universo da siderurgia precisa ser vista como uma construção de futuro.  “A entrega do laboratório de robótica vai incentivar o desenvolvimento da criatividade, a capacidade de gestão, a resolução de problemas reais, o trabalho colaborativo, o uso da tecnologia e a abertura para aprendizagem permanente. O objetivo é que as crianças e jovens de Resende sejam os engenheiros e especialistas em siderurgia nos próximos anos”, aponta Marcelo.

A ArcelorMittal está presente nas plantas industriais no Sul Fluminense desde 2018 e alcançou a liderança no mercado de aços longos. As unidades de Barra Mansa e Resende abastecem o mercado doméstico e o mix de produtos é compreendido essencialmente por vergalhão, fio-máquina, produtos transformados para a construção civil, perfis leves e médios. São diversos clientes dos setores automotivo, energia, construção civil, indústria, agrícola e estruturas metálicas. A usina de Resende entrou em operação em 2009 no modelo de mini-mill, utilizando a sucata metálica como principal insumo. É uma planta integrada com as áreas de Aciaria, Laminação e Trefilaria interligadas. A outra unidade da empresa na região é a de Barra Mansa, que completará 87 anos em 2024. 

Direto da Fonte