Komatsu adquire fabricante de baterias ABS

23/11/2023
A Komatsu planeja fechar a aquisição em 1º de dezembro de 2023

 

A Komatsu Ltd., por meio da subsidiária integral americana Komatsu America Corp, concordou em adquirir a American Battery Solutions (ABS), Inc, fabricante de baterias com sede em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos. A Komatsu planeja fechar a aquisição em 1º de dezembro de 2023, com a condição de que todos os procedimentos necessários para o fechamento estejam concluídos. Estima-se que o impacto imediato nos resultados empresariais consolidados da Komatsu seja mínimo. A ABS desenvolve e fabrica uma ampla variedade de baterias industriais e para serviços pesados, usando baterias de íons de lítio para veículos comerciais, ônibus de transporte público e veículos dentro e fora de estrada, além de fornecer sistemas de bateria padrão e personalizados otimizados para as necessidades de cada cliente. A tecnologia da empresa, combinada com o conhecimento avançado de desenvolvimento de produtos e a experiência de seus profissionais, permite desenvolver e fabricar baterias projetadas para oferecer desempenho e vida útil superiores do produto, além de aumentar a segurança.

Com a aquisição da ABS, a Komatsu poderá desenvolver e produzir os seus próprios equipamentos de construção e mineração operados por bateria, por meio da integração da tecnologia de baterias da ABS com o conhecimento e a rede da Komatsu. Os primeiros equipamentos produzidos com baterias ABS serão utilizados para alimentar equipamentos de mineração na América do Norte e do Sul, onde a demanda por eletrificação vem aumentando. No futuro, a Komatsu terá como objetivo expandir a utilização de baterias em equipamentos de construção e estabelecer um sistema de fornecimento global. A Komatsu continuará a apoiar o negócio de baterias da ABS para desenvolver ainda mais o negócio de eletrificação pós-aquisição.

A ABS irá operar como uma entidade comercial independente dentro da Komatsu e continuará seus planos de crescimento por meio dos programas de clientes atuais e potenciais nos segmentos de veículos comerciais. As oportunidades em mineração e construção oferecidas pela Komatsu permitirão que a ABS se posicione como um dos principais fornecedores mundiais de sistemas de baterias nos mercados rodoviário e fora de estrada. A Komatsu posicionou o ano fiscal de 2023 como o primeiro ano para a introdução de equipamentos elétricos de construção no mercado, e a aquisição da ABS se tornará o marco na aceleração das atividades de eletrificação.

Com a aquisição da ABS, a Komatsu irá acelerar o desenvolvimento de veículos elétricos alimentados por bateria, utilizando a tecnologia relacionada com baterias da ABS a outras iniciativas que a Komatsu está desenvolvendo com os seus parceiros para acelerar o processo de eletrificação de equipamentos de construção e mineração e para a realização de uma sociedade descarbonizada. Com isto, a Komatsu deve atingir a meta para reduzir 50% das emissões de CO2 provenientes da utilização dos seus produtos até 2030 (em comparação com os níveis de 2010), bem como o desafio da empresa em alcançar a sua neutralidade de carbono até 2050.

Como parte de sua estratégia de crescimento para o plano de gestão de médio prazo "Valor Dantotsu - Juntos, para o 'próximo passo' para o crescimento sustentável", a Komatsu trabalha em parceria aos seus clientes para estabelecer locais de trabalho do futuro seguros, altamente produtivos, inteligentes e desenvolver e lançar equipamentos elétricos de forma a alcançar a neutralidade de carbono. Por meio do Valor Dantotsu (que significa criação de valor para o cliente que gera um ciclo positivo de melhoria de ganhos e resoluções ESG), a Komatsu criará novos valores para avançar para a próxima fase de futuros locais de trabalho e transmitir o futuro sustentável à próxima geração.

Direto da Fonte