Green Buffers vence o Swedish Steel Prize 2023

13/06/2023
Prêmio pelo uso de aço de alta resistência no acoplamento de trens, que absorvem as forças de impacto

 

A sueca Green Buffers ganhou o Swedish Steel Prize 2023 pelo uso de aço de alta resistência no acoplamento de trens, que absorvem as forças de impacto, distribuindo a energia e minimizando as forças de pico. "O sistema da Green Buffers usa perfis de aço de alta resistência para dissipar a energia de uma colisão de trens de maneira controlada. Sua nova geração de tecnologias de suporte possibilita a criação de soluções sofisticadas com design sob medida, que salvam vidas e reduzem custos", diz Eva Petursson, presidente do júri do Swedish Steel Prize e chefe de pesquisa e inovação da SSAB.

Os sistemas existentes de gerenciamento de colisões de trens são antigos, baseados nas décadas de 1960 e 1970. A equipe da Green Buffers desenvolveu um sistema de dissipação de energia baseado em aços de alta resistência, que torna as viagens de trens mais seguras para os passageiros e operadores.

O sistema consiste em doze unidades deformáveis montadas nas interfaces de acoplamento ao longo de todo o trem. Em uma colisão, os perfis de aço Strenx® 700 MC nas unidades dobram e absorvem o impacto do choque em menos de um segundo. Ao evitar a força de pico inicial e ao minimizar todas as outras forças de pico, a energia de uma colisão é distribuída de maneira controlada.

"Ao contrário dos carros, praticamente todas as colisões de trens são frontais. Isso confere ao nosso sistema uma importância enorme", argumenta Roger Danielsson, da Green Buffers. Para melhorias futuras, as unidades de absorção de energia podem ser fornecidas com sensores para disponibilizar ainda mais informações sobre a absorção de energia. Com o sistema inovador e sua meta ambiciosa - zero descarrilamentos não controlados relacionados a acidentes de trem - a Green Buffers almeja revolucionar a segurança do setor ferroviário.

Os outros vencedores -- DigJim, da Noruega, Gestamp da Espanha, e Levistor da Grã-Bretanha e ZOOZ, de Israel (nomeação compartilhada) -- também foram contemplados na cerimônia de premiação em Estocolmo, Suécia, em 11 de maio. O Swedish Steel Prize premia as inovações em engenharia, cooperação e aços que resultam em um mundo melhor e mais sustentável. O vencedor recebe um diploma, uma estatueta do escultor Jörg Jeschke e ampla exposição na mídia. Juntamente com o Swedish Steel Prize de 2023, a SSAB fará uma doação de SEK 100.000 à UNICEF em apoio aos seus esforços para oferecer educação de qualidade e oportunidades de aprendizado para crianças e adolescentes em todo o mundo.