Governo de Goiás lança plano para a mineração

25/05/2022
O anúncio foi feito pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Braga Filho.

 

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento da atividade de mineração no estado, o governo de Goiás está lançando o Plano Estadual de Recursos Minerais. O anúncio foi feito pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Braga Filho, no painel de abertura do 7º. Encontro Nacional da Média e Pequena Mineração, que se realiza em Goiânia até o dia 26 de maio, juntamente com a Brasmin – Feira da Indústria da Mineração. 

No lançamento, o secretário lembrou que em Goiás o governo procura agilizar o licenciamento ambiental de projetos de mineração, “mesmo respeitando todas as etapas” necessárias para a sustentabilidade ambiental dos empreendimentos. Assim, os prazos para liberação das licenças ambientais, que em outros estados podem levar até dez anos, em Goiás pode ser reduzido para até dois anos. 

Ele também disse que em 2021 o estado bateu recordes na exportação de minérios e que a balança comercial alcançou saldo de US$ 9,6 bilhões graças à mineração e ao agronegócio. 

De acordo com Joel Braga filho, o último diagnóstico do setor no estado foi feito em 2002 e, com o novo plano, que abrange um horizonte de 2022 a 2042, o governo pretende viabilizar os estudos geológicos necessários para ter o conhecimento geológico do território goiano. “Com isso, vamos poder contribuir para a atração de novos investimentos, diversificar a base de produtos da mineração, elevar a competitividade do estado e contribuir para a indústria goiana através do setor mineral e obrigar a reduzir as desigualdades sociais do estado”.