Fábrica de pó de alumínio completa 40 anos

18/04/2022
A planta foi projetada para atender ao mercado nacional e internacional e tornar o Brasil autossuficiente.

 

A Alcoa comemora, no próximo dia 17 de abril, os 40 anos de atividades de sua fábrica de pó de Alumínio, instalada no início da década de 1980 em Poços de Caldas (MG). A planta foi projetada para atender ao mercado nacional e internacional e tornar o Brasil autossuficiente – até então, o país era grande importador do produto. 

A unidade é considerada uma das mais modernas do mundo, segura e totalmente automatizada. Entre 1999 e 2000, a fábrica passou por completa reestruturação para a produção do pó superfino, de maior valor agregado, ampliando a participação da Alcoa no mercado externo. Atualmente, a planta tem 27 colaboradores e atende ao mercado nacional, além de exportar para os Estados Unidos e o Japão. “A nossa planta realiza periodicamente metodologias de análise de falhas, como o FTA (Fault Tree Analysis), que analisam e atestam a confiabilidade e segurança de nossos equipamentos e processos, nos capacitando a antecipar riscos e falhas, e o nosso sistema de classificação garante a produção de pó superfino com precisão”, destaca Fabio Martins, gerente Geral de Operações da Alcoa Poços de Caldas. 

A fábrica já deu a largada na caminhada para a produção de pó de alumínio mais sustentável. “Iniciamos as discussões com nosso principal cliente no Japão sobre o pó de alumínio ‘verde’ e estamos construindo marcos importantes, como a busca pela Certificação ASI (Aluminium Stewarship Initiative), que confirma os elevados padrões mundiais no aprimoramento da gestão, processos e produtos, prevista para o primeiro semestre deste ano, e o uso de alumínio com baixo teor de carbono, como o Ecolum, que será fornecido pela Alumar (MA)”, ressalta Jean Yamamoto, gerente Comercial de Alumínio da Alcoa. O pó de alumínio está presente em produtos e equipamentos essenciais na vida moderna, como tomógrafos, trens magnéticos de alta velocidade, próteses, vidros, cerâmicas e dezenas de outros, transformando potencial em progresso verdadeiro.