Deloitte analisa como a IA Generativa ajuda a indústria

19/03/2024
Dossiê mostra como os players de cada setor podem enfrentar desafios empresariais de maneiras inovadoras.

 

Por meio do Deloitte AI Institute, hub que colabora com um ecossistema composto por grupos de pesquisa acadêmica, startups, empreendedores, inovadores, líderes de produtos de IA consolidados e visionários em IA para explorar áreas-chave da inteligência artificial – a Deloitte realizou análise aprofundada sobre 60 casos de uso de IA Generativa prontos para aplicação nos negócios em diversos setores, como Consumo, Energia, Recursos e Industrial (ER&I), Serviços Financeiros (FSI), Governo e Serviços Públicos (GPS), Ciências da Vida e Cuidados com a Saúde (LSHC) e Tecnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT).

A Deloitte preparou um dossiê de IA Generativa para cada indústria, onde é mostrado como os players de cada setor podem enfrentar desafios empresariais de maneiras inovadoras, permitir mais e maiores capacidades em funções de negócios e proporcionar vantagens em eficiência, velocidade, escala e capacidade. Na área de ER&I os principais desafios são relacionados à segurança energética, acessibilidade e lucratividade. As empresas podem usar IA generativa para obter insights valiosos, adaptar-se às nuances do setor e evoluir para assumir uma posição de liderança no mercado.

Olhando para o futuro, a IA generativa provavelmente desempenhará um papel central no desenvolvimento de materiais de treinamento personalizados em tempo real para apoiar a força de trabalho por meio da transição e adoção de práticas sustentáveis, como, por exemplo, manter o equipamento saudável. A IA generativa no planejamento de manutenção de ativos pode melhorar o tempo de atividade do equipamento, reduzir os custos de manutenção e aumentar a eficiência operacional.

A tecnologia pode ser usada no desenvolvimento de materiais de treinamento personalizados e imersivos de saúde e segurança ocupacional que permitam que os profissionais sejam expostos com segurança a cenários realistas e, assim, reduzam ou respondam melhor a incidentes reais.

Entre os cases analisados da Deloitte para a indústria de ER&I estão: planejamento de manutenção de ativos, design de materiais, otimização de processamento de minerais, geração de design dos locais/plantas, assistente de campo virtual para engenheiros, treinamento personalizado de Saúde e Segurança Ocupacional (OHS), Exploração de Reservatórios de Hidrocarbonetos, sumarização inteligente de grandes volumes de imagens capturadas por drones, otimização da cadeia de suprimentos e otimização da rede e eficiência energética.

Direto da Fonte