CVP otimista com descoberta na Bahia

31/01/2022
Os trabalhos de prospecção e exploração mineral estão sendo realizados no Distrito Polimetálico no município de Caetité (BA).

 

A CVP (Companhia Vale do Paramirim) informa que os trabalhos de prospecção e exploração mineral que estão sendo realizados no Distrito Polimetálico no município de Caetité (BA), a cerca de 70km da mina Pedra de Ferro, da BAMIN, onde há ocorrências de minério de ferro e cobre, constataram a presença de “materiais argilosos, originados da desagregação, por intemperismo, químico e físico de rochas vulcânicas félsicas, subjacentes, portadoras de mineralizações de sulfetos, litotipos esses similares às rochas vulcânicas félsicas  do Depósito de lítio onde a Tesla Motors está extraindo lítio para sua fábrica de baterias elétricas no estado de Nevada(USA), segundo o presidente da empresa, geólogo-empresário João Cavalcanti, que coordenou pessoalmente os trabalhos de exploração. 

Ele acrescentou que agora está sendo iniciado, com a participação da empresa de consultoria Maisminas “um programa de sondagem com trados, com malha regular de perfuração, com amostragem de material a cada metro, para o envio dos mesmos aos laboratórios de análises químicas da SGS-Geosol, em BH, visando à determinação dos teores de óxido de lítio. Esses corpos de argila desagregados das vulcânicas félsicas, ocorrem a leste dos corpos de minério de ferro e minério de cobre, por uma extensão de mais de 2 km com largura média de 1 km, numa pequena bacia restrita, onde se observa antigas lagoas, que recebiam esses dejetos provenientes do intemperismo das vulcânicas félsicas”. Cavalcanti acredita que, com base na correlação geológica entre o depósito da CVP e a mina de lítio da Tesla Motors em Nevada (USA), que a companhia que preside se tornará, em futuro bem próximo, notadamente com a implantação da FIOL e do Porto Sul, uma grande fornecedora de commodities minerais para o mundo industrial.

“Estamos no momento realizando uma campanha de sondagem rotativa a diamante sobre os corpos de minério de ferro e sulfeto, aonde estamos constatando a incidência expressiva de metais básicos e de minério de ferro. A execução dos trabalhos de sondagem sobre o solo de argila permitirão agregar um valor, em termos monetários, para este grandioso Depósito Polimetálico (ferro,cobre e lítio) ímpar na literatura mundial”, complementa.

Ele informa, ainda, que a CVP pretende apresentar esse projeto aos grandes investidores do setor minero-industrial, notadamente a indústria automobilística, visando a captação de recursos financeiros para a implantação da mina, das unidades de beneficiamento talvez até uma fábrica de baterias para carros elétricos, acrescentando que a CVP já identificou também no Lote 05F, da FIOL, a presença de expressivos corpos de filitos grafitosos.