Centro potiguar é certificado pela EMBRAPII

08/09/2022
O Polo localiza-se em Currais Novos (RN), próximo à divisa com o estado da Paraíba, região onde se localizam às principais mineradoras do estado.

 

O Centro de Referência em Tecnologia Mineral do IFRN (CT Mineral/IFRN) foi selecionado, através da Chamada Pública nº 1/2022 da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), como Polo de Inovação em Tecnologias em Mineração do Brasil na área de Tecnologias em Mineração. Com o credenciamento, o CT Mineral passa a ser uma Unidade Embrapii, vinculada administrativamente à Reitoria do Instituto. As Unidades Embrapii selecionadas ficam credenciadas para receber recursos financeiros e prospectar e executar projetos do Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) em parceria com empresas industriais da área. 

A partir do credenciamento, há um compromisso contratual para atingir metas de desempenho pactuadas no Plano de Ação aprovado, entre elas: tecnologias em metodologias de prospecção e exploração mineral; aumento de recuperação dos minérios de interesse; aumento dos concentrados; novos processos hidrometalúrgico e de bioprocessamento. No financiamento da carteira de projetos da Unidade EMBRAPII, aplica-se a seguinte regra geral de composição de recursos: (i) a parcela correspondente à contribuição da EMBRAPII é no máximo equivalente a 1/3 do valor total da carteira de projetos contratada; (ii) os 2/3 restantes devem ser negociados entre a Unidade e as empresas parceiras contratantes dos projetos; (iii) a participação financeira das empresas contratantes dos projetos não deverá ser inferior a 1/3 do valor total da carteira de projetos contratada, sendo ela sempre financeira; (iv) a participação da Unidade EMBRAPII na forma de contrapartida poderá ser financeira ou não financeira. Os recursos financeiros e o suporte administrativo do Polo de Inovação são responsabilidades da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN; Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN – FUNCERN, que é regida pela Lei 8.958/94 e é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, sediada em Natal, no Rio Grande do Norte. É constituída por pessoas jurídicas, tendo sido fundada por oito instituidores em 19 de novembro de 1998, com o objetivo de apoiar as ações de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional do IFRN. 

O Centro de Referência Tecnologia Mineral Professor José Yvan Pereira Leite é uma unidade de pesquisa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que visa fomentar a criação de processos e produtos inovadores que gerem valor à cadeia produtiva mineral. Para isto, o Centro possui uma carteira de serviços analíticos, metalúrgicos, físicos e geoquímicos, além de um programa de cursos e capacitações de mão-de-obra, com o intuito de oferecer às empresas de mineração e áreas afins, como petróleo e gás, cimento, cerâmica entre outras. 

O Polo localiza-se em Currais Novos (RN), próximo à divisa com o estado da Paraíba, região onde se localizam às principais mineradoras do estado, entre elas as produtoras de scheelita e outras importantes substâncias minerais e gemas, entre elas a turmalina Paraíba. Na região do Polo está instalada a sede do Seridó Geoparque da UNESCO, além de Currais Novos contar com universidades, instituto federal de ensino, hospital, e uma rede de ensino básico estadual, municipal e privada. Atualmente, a Infraestrutura de Pesquisa do CRTM é composto por três laboratórios, divididos de acordo com a especificidade dos equipamentos: Laboratório de Cominuição Mineral (LABCOM), Laboratório de Beneficiamento Mineral (LABEN) e Laboratório de Análises Minerais (LABAN). A diversidade de laboratórios e a disponibilidade de múltiplos instrumentos, como também a possibilidade de novos laboratórios a serem formados com o credenciamento como Unidade EMBRAPII CRTM, no tocante a execução de projetos de P,D&Is com empresas, serviços tecnológicos, ensaios laboratoriais e certificações.