BAMIN assume compromisso com os ODS

04/10/2022
A empresa já adota padrões internacionais em seus empreendimentos na Bahia, com ações permanentes de responsabilidade socioambiental.

 

A BAMIN lançou oficialmente, no final de setembro, a plataforma ESG da companhia, com o propósito de elencar os pilares do compromisso para uma atuação cada vez mais sustentável. A BAMIN já adota padrões internacionais em seus empreendimentos na Bahia, com ações permanentes de responsabilidade socioambiental. A companhia aderiu também ao Pacto Global da ONU, que engaja e oficializa o compromisso de organizações, em todo o mundo, na adoção dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. 

Eduardo Ledsham, CEO da BAMIN, assinou a Carta de Princípios que reforça a conduta da empresa em planejar e executar políticas e práticas gerenciais da organização aliadas às diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania. “Tudo isso é possível porque atuamos com lideranças comprometidas e focadas nas melhores performances para construção de legado, ao mesmo tempo em que desenvolvemos ações imediatas que contribuem para o enfrentamento dos desafios da sociedade. Os nossos projetos já nascem integrados com estratégias de viabilidade e continuidade porque nos preocupamos prioritariamente em adotar as melhores formas de minimizar os possíveis impactos às comunidades e ao meio ambiente”, destacou a diretora de Sustentabilidade da BAMIN, Rosane Santos. 

O evento teve a presença do filósofo, escritor e professor Leonardo Boff, que abordou informações, reflexões e alertas junto aos convidados sobre a gestão de recursos naturais e o futuro do planeta. Para ele, é primordial o papel das organizações nesse sentido. "Entendo sustentabilidade como aqueles processos e atos destinados a garantir a continuidade da vida, sua reprodução, para as presentes e futuras gerações. Não só para os seres humanos, mas para toda a comunidade de vida. De tal forma que, faltando sustentabilidade, nós corremos o risco de destruirmos as bases que sustentam a nossa vida. Olhando um pouco a situação do mundo, a gente se dá conta de que assim como as coisas estão, não podem continuar. Têm que mudar”, alertou o filósofo durante a sua apresentação. 

Ledsham acrescenta que a Bahia passa por um momento de transformação histórica em termos de desenvolvimento sustentável. “Nós, na BAMIN, sempre nos antecipamos e apresentamos proposições que demonstram nossa preocupação genuína com o meio ambiente, com a segurança e o bem-estar de todos. Nesse processo, é importante ter transparência com as comunidades e todos os envolvidos, em qualquer nível, com os nossos projetos”, destacou o CEO Eduardo Ledsham. A BAMIN desenvolve na região do Porto Sul, em Ilhéus (BA), 34 programas (sendo 11 de caráter social e 23 ambientais) e no entorno da Mina Pedra de Ferro, em Caetité (BA) outras 35 iniciativas socioambientais (sendo 15 de caráter social e 20 ambientais), que beneficiam diretamente as comunidades locais.

Direto da Fonte