Aura recebe licença para projeto no Rio Grande do Norte
O Idema (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente) do Rio Grande do Norte concedeu a Licença de Instalação (LI) para o Projeto Borborema, da Aura Minerals, que prevê a extração de ouro no município de Currais Novos, na região do Seridó, naquele estado.
A expectativa é que o empreendimento possa iniciar operação no final de 2024. O projeto Borborema foi adquirido da Big River pela Aura Minerals, em setembro de 2022, e tem reservas superiores a 1,8 milhão de onças de ouro. Atualmente a Aura está trabalhando em um novo Estudo de Viabilidade, que deve estar concluído em meados de 2023 e espera logo em seguida iniciar a implantação.
A expectativa é que durante a instalação do empreendimento sejam gerados 747 empregos e cerca de 600 novos postos de trabalho durante a operação. Em janeiro deste ano a empresa se comprometeu com o governo do Rio Grande do Norte a priorizar contratação de mão de obra local, incentivar o engajamento de mulheres e estabelecer parcerias visando capacitação de pessoal.
Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o projeto se insere no objetivo do governo de atrair cada vez mais investimentos para o estado, contribuindo para fortalecer a economia regional, o desenvolvimento sustentável e a geração de emprego e renda. “Precisamos retomar todo o potencial de mineração do nosso estado, com a atenção e os investimentos que o setor merece. Agora com o apoio do Governo Federal, sem dúvidas, o Rio Grande do Norte ganhará ainda mais projetos para desenvolver nossas regiões e fortalecer as atividades. O Estado fica muito orgulhoso de hoje poder entregar a Licença de Instalação à Aura Minerals”, disse.
A oficialização da entrega do documento aconteceu durante uma reunião entre Leon Aguiar; o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt; a supervisora do Núcleo de Atividades de Extrativismo Mineral (Naem), Ana Valéria; e os representantes da empresa – o diretor de Serviços Técnicos da Aura Minerals Inc., Tiãozito V. Cardoso; e a coordenadora de Geologia e Controle de Áreas, Jucieny Barros.