Atlas Lithium recebe licença operacional para o Projeto Neves
A Atlas Lithium anuncia que recebeu, do governo do estado de Minas Gerais, a licença operacional para seu Projeto Neves. Agora a empresa tem todas as autorizações necessárias para montar e operar sua planta de processamento e desenvolver operações de mineração a céu aberto em um de seus depósitos de lítio. Isso marca um marco crucial na meta da empresa de se tornar uma produtora de lítio.
Em 25 de outubro de 2024, um conselho de votação composto por doze representantes da sociedade civil local e do governo aprovou por unanimidade o pedido de licença da Atlas Lithium para o Projeto Neves, resultando na emissão formal da licença. Em 26 de outubro de 2024, a licença foi formalmente publicada no diário oficial do governo de Minas Gerais. Este resultado segue a recomendação técnica para aprovação emitida pela Fundação Ambiental de Minas Gerais em setembro de 2024.
A licença autoriza a Atlas Lithium a montar e operar sua planta de processamento de lítio, a processar minério extraído de um de seus depósitos na instalação e a vender o concentrado de lítio que produz. Este desenvolvimento importante ocorre após um extenso processo de revisão técnica por agências reguladoras que começou com o pedido de licença inicial da empresa em 1º de setembro de 2023. A licença trifásica obtida pela Atlas Lithium é a modalidade de licenciamento mais expedita disponível, pois abrange as licenças inicial, de instalação e de operação, todas dentro desta mesma autorização emitida (conhecida como “LI/LP/LO” na terminologia regulatória local).
Marc Fogassa, CEO da Atlas Lithium, comentou: “Estamos entusiasmados com o anúncio de hoje, pois a autorização é amplamente considerada o risco mais crítico em qualquer projeto de mineração. A autorização da Atlas Lithium reflete quatorze meses de trabalho meticuloso da nossa equipe durante todo o processo de licenciamento e demonstra nosso compromisso inabalável com o desenvolvimento de uma operação ambientalmente responsável e sustentável no Vale do Lítio do Brasil – um distrito mineral que está se estabelecendo rapidamente como um local de destaque na cadeia global de suprimentos de lítio. Este marco marca um passo fundamental para nos tornarmos um produtor de lítio e avança a Atlas Lithium para a próxima fase de nossa trajetória de crescimento”. Já Rodrigo Menck, membro do Conselho de Administração da Empresa, disse: “Estamos comprometidos em ser um cidadão corporativo responsável para todos os nossos stakeholders. Com as notícias fornecidas hoje, e conforme o Projeto Neves avança para implantação e operação, a Atlas Lithium criará centenas de empregos locais na área do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além disso, nossa planta de processamento de lítio é projetada para possivelmente atingir a menor pegada ambiental em sua classe”.