ArcelorMittal e CBMM investe em projeto de impacto social para jovens
A Fundação ArcelorMittal e a CBMM vão lançar a iniciativa de impacto social, intitulada como “Educação Transforma Vidas”, voltada para jovens entre 17 e 28 anos, com o objetivo de capacitar 300 pessoas para os desafios da economia do futuro. O projeto é uma extensão do programa Jornada Liga STEAM (que incentiva a abordagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática nas escolas), busca promover a inclusão produtiva e estimular o desenvolvimento de habilidades 4.0, competências digitais e desenvolvimento de soluções tecnológicas que possam gerar impacto positivo em suas comunidades.
O projeto combina o desenvolvimento de soft skills, hard skills e competências digitais com foco na criação de inovações científicas, tecnológicas e sociais, capazes de qualificar os participantes para o mercado de trabalho ou para o lançamento de ideias com potencial de mercado. “Queremos provocar impacto positivo na educação e na vida dos nossos jovens. Acreditamos que promover a formação, preparando os estudantes para o mercado de trabalho, cria oportunidades para que eles se tornem protagonistas das suas próprias histórias, desenhando novos caminhos. Investir nisso é transformar o futuro do país”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.
Com investimento total de R$ 830 mil, o projeto “Educação Transforma Vidas” acontecerá em cinco municípios dos estados de Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Espírito Santo. “Esta aliança com a Fundação ArcelorMittal, contribuirá para preparar nossos jovens para o futuro. Ficamos orgulhos por unir forças em prol da transformação da educação brasileira. A educação tem o poder de transformar vidas e esta parceria proporcionará fazer com que o conhecimento chegue a ainda mais pessoas”, afirma Chris Canavero, head de Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa da CBMM.
O programa será implementado ao longo de 18 meses, com aulas e oficinas presenciais e on-line, integrando tecnologia, economia e sociedade. A primeira fase contará com a participação de 300 jovens e vai trabalhar, especialmente, com letramento digital e empreendedorismo; já a segunda etapa terá a participação 50 jovens formados na primeira etapa e tem foco na formação mais aprofundada em tecnologia, com temas como cibersegurança, linguagem de programação, inteligência artificial e ciência de dados. Os participantes ainda terão acesso a mentorias, networking e conexão com profissionais, engenheiros e professores do campo das STEAM.