Aquisição da Santa Ana Energética

12/04/2022
Objetivo é suportar e fortalecer a estratégia de expansão, através de investimentos em energia renovável e autoprodução para a maior competitividade.

 

A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) informa aos seus acionistas e ao mercado em geral que a CSN Cimentos S.A e a CSN Energia S.A. assinaram um contrato de compra e venda de ações com Brookfield Americas Infrastructure, Fundo de Investimento em Participações Multiestratégia, administrado pela Brookfield Brasil Asset Management Investimentos Ltda. 

Pelo acordo, as duas empresas pretendem assumir 100% das ações de emissão da Santa Ana Energética S.A., titular de outorga para a exploração da Pequena Central Hidrelétrica Santa Ana (PCH Santa Ana), bem como da Topázio Energética S.A. e, indiretamente, da Brasil Central Energia Ltda. (BCE), subsidiária da Topázio, titular de outorga para a exploração da Pequena Central Hidrelétrica Sacre II, tendo a CSN como garantidora das obrigações da CSN Cimentos e da CSN Energia. 

O fechamento da operação está sujeito, dentre outras condições suspensivas, à aprovação por parte das autoridades concorrenciais e regulatórias. Considerando a projeção crescente de consumo de energia elétrica pela CSN Cimentos para os próximos anos em razão de suas aquisições recentes e projetos em desenvolvimento de médio e longo prazo, a aquisição das PCHs tem por objetivo suportar e fortalecer a estratégia de expansão dos negócios da CSN, através de investimentos em energia renovável e autoprodução para a maior competitividade dos seus negócios.