Aproveitamento na pavimentação de estradas

17/06/2022
Entre os benefícios do material aplicado estão o estado de conservação da via e durabilidade.

 

Apadrinhada pela Samarco no Desafio MinerALL, a Startup Ecomud desenvolveu projeto de aproveitamento de rejeitos de minério da mineradora para pavimentar a estrada que liga os distritos de Constantino, Goiabeiras e Cuiabá, em Mariana (MG). Entre os benefícios do material aplicado estão o estado de conservação da via e durabilidade. “A iniciativa proporciona o aproveitamento do rejeito em grande quantidade, aumento de resistência, redução de poeira, elimina a geração de lamaçais e atoleiros nas estradas em período de chuva”, destacou o diretor-executivo da Ecomud, Vitor Hugo Ferreira dos Santos, ressaltando o diferencial do material utilizado nas obras, de baixo custo e capaz de preservar o aspecto natural do solo. 

As intervenções nos três distritos de Mariana alcançam 11km da área e mantêm o traçado original e as características do entorno. Também foram feitas obras de drenagem. Além das mais de 500 pessoas que residem nos distritos, as intervenções trouxeram melhorias, como a redução do tempo de viagem e mais segurança para a população que transita pelo local. “Antes não tinha como vir trabalhar. Tinha muito buraco, pedra e terra. Agora que vocês arrumaram não tem coisa melhor, por causa do minério que foi colocado. O movimento da estrada está uma beleza. Melhorou demais”, comemorou o senhor Juquinha, morador de Constantino. 

A iniciativa da Samarco é resultado de uma parceria entre o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (Cimvalpi) e a Prefeitura de Mariana. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mariana, Pedro Nunes, disse que a previsão para utilização do material é uma das propostas do PADE. “O rejeito de minério vem superando as nossas expectativas de qualidade e conservação das nossas estradas vicinais. Iniciaremos mais uma base no distrito que interliga os subdistritos de Mainart e Vargem”, disse o secretário.