Appian expande CTR na Atlantic Nickel

08/11/2022
Com a expansão o CTR passa a ter capacidade de triagem e destinação de resíduos de três mil toneladas anuais. 

 

A Appian Capital Brazil ampliou o seu Centro de Triagem de Resíduos (CTR) em Itagibá (BA), onde está localizada a Atlantic Nickel, ativo do grupo produtor de concentrado de níquel. Com a expansão o CTR passa a ter capacidade de triagem e destinação de resíduos de três mil toneladas anuais. 

O objetivo da ampliação é dar uma segunda vida aos resíduos gerados na Atlantic Nickel e, desta forma, aumentar o processo de Economia Circular, estimulando dessa forma a cadeia da sustentabilidade em todas as frentes. No CTR são realizados o recebimento, triagem, armazenamento temporário até a sua destinação ambientalmente adequada dos resíduos da mina Santa Rita. São 1.506 m² de área total, com uma estrutura de ponta e tecnologia especializada.

Os empregados de todas as áreas da Atlantic Nickel (área de operação, administrativo, planta, mina, barragem, manutenção etc) participam da primeira etapa, onde os resíduos passam por triagem. Diariamente, uma equipe de coleta recolhe os diversos tipos de resíduos e leva até o CTR, onde acontece a última etapa de separação. Atualmente, a Atlantic Nickel dá uma segunda vida a cerca de 90% de seus resíduos produzidos em suas operações e tem como meta de atingir 100% de reaproveitamento dos resíduos reutilizáveis até 2025. Os resíduos recicláveis (plástico, alumínio, papel etc.) são doados às associações de catadores, auxiliando não só na questão ambiental e gerando renda para estas famílias. Os resíduos provenientes de processos de manutenção com presença de óleos e graxas são encaminhados para indústrias cimenteiras, que os transformam em combustível para seus fornos, por meio do coprocessamento. Desta forma, na produção de cimento, o material substitui o combustível fóssil, o que acarreta também na redução das emissões de CO2 no processo.

O CTR recebeu investimentos superiores a R$ 3,2 milhões e é um prédio equipado com sistema de tratamento de efluentes, que garante destinação correta dos resíduos oleosos, sistema de contenção contra vazamentos e/ou possíveis incidentes, além de possuir telhas translucidas, a fim de reduzir o consumo de energia, por meio do melhor aproveitamento da iluminação natural. Ainda em 2022 será instalado um biodigestor para transformar resíduos orgânicos em biogás, combustível que poderá ser utilizado em um gerador e vai fornecer energia elétrica para o Centro. O equipamento também vai produzir biofertilizante para o Programas de Reflorestamento da Mata Atlântica realizado pela mineradora. Em um segundo momento, a Appian pretende fornecer a tecnologia para geração do biogás para ser utilizada como gás de cozinha e biofertilizante para uso na agricultura por pessoas em situação de vulnerabilidade, que residem nas proximidades da Atlantic Nickel.

A Appian/Atlantic Nickel encaminha todos os dejetos naturais produzidos em sua operação para as composteiras, que transformam em um composto orgânico, sem gerar odores e chorume. O composto é utilizado nas ações da mineradora voltadas para preservação da biodiversidade e reflorestamento da Mata Atlântica do entorno da unidade. A Appian já reflorestou 174,57 hectares de Mata Atlântica com o plantio de 125.565 mudas em quatro anos. Para dar suporte ao programa de reflorestamento, que tem potencial de produção de 100 mil mudas por ano, a empresa implantou no perímetro de operação da Atlantic Nickel um viveiro, que produz espécies locais como Jacarandá da Bahia, Pau Brasil, Ingá de Metro, Aroeira, Ipê, Genipapo e Pinho, sendo plantadas na região e entorno. Essas mudas também são distribuídas para empregados e parceiros em eventos promovidos na comunidade.

Direto da Fonte