
Professor Eldon Azevedo Masini faleceu aos, deixando um legado de rigor técnico e compromisso ético com a formação de gerações de engenheiros de minas no Brasil.
A Associação Paulista de Engenheiros de Minas (APEMI) lamenta o falecimento do Engenheiro de Minas e Professor Eldon Azevedo Masini, referência da engenharia de minas brasileira e mestre de gerações de profissionais. Graduado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da USP em 1969, Masini tornou-se Mestre e Doutor pela mesma instituição. O engenheiro assumiu a presidência da APEMI, por dois mandatos consecutivos, de 1996 a 1999.
A trajetória acadêmica e profissional de Masini foi marcada pela excelência técnica, compromisso com o ensino e, sobretudo, por sua generosidade em compartilhar conhecimento com ética, entusiasmo e humanidade. “O Professor Masini não apenas formou engenheiros – inspirou cidadãos comprometidos com o desenvolvimento responsável do setor mineral no Brasil. Sua atuação na Escola Politécnica da USP e em diversas instituições do setor mineral deixou um legado de rigor técnico, clareza didática e firmeza de princípios. Muitos dos engenheiros de minas, incluindo membros desta Associação, são gratos a ele pois além da qualidade de seu conhecimento, pôde ampliar valores que orientam suas vidas profissionais. A APEMI presta solidariedade aos familiares, amigos, colegas e ex-alunos, reconhecendo com gratidão a contribuição inestimável do Professor Eldon”, afirma comunicado da entidade.
VEJA TAMBÉM

Nexa desenvolve protótipo de capacete para diferentes tipos de cabelo
Em parceria com a start-up Bicipreta, o protótipo incorpora maior altura e profundidade, ventilação interna e fecho anatômico para acomodar diferentes volumes de cabelo mantendo os requisitos de segurança.
27/08/2026
Para PwC, setor vai enfrentar gap estrutural até 2050
Relatório identifica que investimento em mineração crescerá 39% até 2050, enquanto o de renováveis avançará 52%, aprofundando o hiato de capital para o setor.
20/08/2026
Institutos e Fundações são o diferencial para o ESG na prática?
Debate no evento Mineração e Comunidades reuniu institutos e fundações — da Fundação Gorceix à AngloGold Ashanti — para defender a legitimidade institucional e parcerias estratégicas como diferenciais para projetos sociais em territórios minerários.
15/07/2026


