CONTEÚDO APRESENTADO POR:

Angra 2 comemora 20 anos da primeira recarga

03/02/2022
A recarga, composta por um total de 56 elementos, foi enviada à Eletronuclear entre janeiro e fevereiro de 2002.

 

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) comemora, em 2022, a marca de 20 anos da primeira entrega recarga de Angra 2. O fato comprovou a capacidade da empresa de atender, através da produção de elementos combustíveis, a crescente demanda brasileira em energia nuclear. A recarga, composta por um total de 56 elementos, foi enviada à Eletronuclear entre janeiro e fevereiro de 2002 para iniciar a substituição do primeiro preenchimento do núcleo do reator, realizado em 1999, pela própria INB. 

O elemento combustível é uma estrutura de tubos metálicos, chamados de varetas, preenchidos com pastilhas de urânio enriquecido, que alimenta as usinas brasileiras para a geração de energia nuclear. "A partir da 7ª recarga foram introduzidos os combustíveis do projeto HTP (High Thermal Performance -  Alto Desempenho Térmico). Ele consiste na alteração de projeto de alguns componentes do elemento, como  grades espaçadoras, tubos guias e bocais, com o objetivo de propiciar maior queima no reator e, consequentemente, maior eficiência energética", esclareceu o gerente de Engenharia de Processos e do Produto, que atua na Fábrica de Combustível Nuclear - FCN, em Resende/RJ, Marco Antônio Fonseca de Sá. O gerente disse ainda que muitas mudanças e avanços importantes aconteceram nesses 20 anos, como o domínio tecnológico das etapas de fabricação e inspeção, além da qualificação da engenharia no projeto do elemento utilizado em Angra 2.

O Parque Fabril de Angra 2 também recebeu melhorias, como a modernização de equipamentos utilizados na soldagem do esqueleto e das máquinas de soldagem das varetas combustíveis, que, segundo o engenheiro, permitem à INB considerável aumento de produtividade.