Anglo American busca parceiros para reflorestamento

17/10/2022
A implantação de viveiros busca atender à demanda de produção de mudas de espécies nativas e em extinção para a recuperação de áreas degradadas.

 

A Anglo American lançou dois editais do projeto “Vamos Reflorestar” voltados às comunidades anfitriãs do empreendimento Minas-Rio. O primeiro é voltado para quem quiser instalar viveiros de mudas nativas em suas propriedades e, posteriormente, realizar a venda dessas plantas à mineradora. O outro é indicado aos interessados que desejam fazer parte de uma rede de coleta e comercialização de sementes, que também gerará renda aos participantes. 

Ambas as oportunidades estarão abertas até o dia 20 de outubro e são voltadas para moradores dos municípios mineiros de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim, Serro, Congonhas do Norte e Morro do Pilar, regiões que acolhem o Minas-Rio – empreendimento de minério de ferro da companhia. As inscrições são abertas para pessoas ou grupos formalizados em associações, cooperativas ou outro tipo de organização local. 

A implantação de viveiros comunitários é uma iniciativa da Anglo American que busca atender à demanda de produção de mudas de espécies nativas e em extinção para a recuperação de áreas degradadas. Pelos editais lançados, os viveiros poderão ser instalados em propriedades privadas, com o aporte da Anglo American. Os interessados também serão capacitados para coleta, manuseio e plantio de mudas listadas pela mineradora. Posteriormente, as plantas produzidas serão compradas de volta pela companhia, de acordo com critérios estipulados no edital. 

Já o segundo edital do “Vamos Reflorestar” é uma oportunidade para quem tem interesse em fazer parte da criação da Rede de Sementes da Bacia do Rio Santo Antônio, atuando nas atividades de coleta e comercialização. Os selecionados receberão capacitações e participarão de reuniões e demais atividades propostas para se credenciarem à rede. Com os cursos, os profissionais estarão capacitados a coletarem e a comercializarem sementes da área de abrangência da Bacia do Rio Doce. A Anglo American também irá realizar as compras dessas sementes. 

“Os novos editais do ‘Vamos Reflorestar’ reforçam o compromisso da Anglo American com a criação de um legado positivo nos territórios onde atua, demonstrando que as práticas de sustentabilidade, além de impactarem positivamente o ambiente, também podem se tornar fonte de renda para as comunidades”, explica Tiago Alves, gerente de Meio Ambiente da Anglo American. Os dois editais estão disponíveis pelo link https://brasil.angloamerican.com/pt-pt/sustentabilidade/inscricoes-para-o-programa-vamos-reflorestar-viveiros-comunitarios-e-rede-de-sementes.

Direto da Fonte