Ana Sanches é a primeira mulher no Conselho Diretor

02/02/2024
A executiva substitui Wilfred Bruijn, o Bill, ex-presidente da Anglo American.

 

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) conta desde 1º de fevereiro, com Ana Sanches (atual presidente da Anglo American Brasil) na presidência do Conselho Diretor da entidade. A executiva substitui Wilfred Bruijn, o Bill, ex-presidente da Anglo American. Ediney Drummond, diretor-presidente da Lundin Mining, segue como vice-presidente do Conselho Diretor do IBRAM. Alinhada à governança do IBRAM, Ana atuará em parceria com as demais lideranças das empresas associadas, com foco em reforçar a implantação de ações que compõem a Agenda ESG da Mineração do Brasil. “O setor mineral tem pela frente a oportunidade de se fortalecer e trabalhar de forma ainda mais coletiva, com agendas em comum, como os compromissos com a sustentabilidade, dando ampla visibilidade às nossas iniciativas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, afirma Ana.

Segundo o diretor-presidente do IBRAM, Raul Jungmann, o instituto tem o compromisso de desenvolver um setor mineral responsável, de alta performance e com resultados sustentáveis. “É uma satisfação ter uma profissional como a Ana Sanches no comando do conselho do IBRAM. O seu comprometimento e profissionalismo vão contribuir para as decisões futuras”, afirmou. Graduada em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Ciências Contábeis pela Universidade Fumec, Ana Sanches tem 27 anos de experiência em finanças, auditoria, planejamento estratégico e desenvolvimento de novos negócios. Tem MBA em Finanças pelo Ibmec e Educação Executiva pela Harvard Business School, Columbia University e London School of Economics.

A executiva entrou na Anglo American em 2012, durante a fase de implementação do projeto Minas-Rio, e, de 2015 a 2021, foi Chief Financial Officer (CFO) das operações de minério de ferro e níquel no Brasil. Em 2018, foi nomeada como uma das mulheres mais influentes na mineração global pelo Women in Mining e, em 2019, ganhou o prêmio Equilibrista do Ibef-MG, como diretora financeira de destaque. Em 2021, se mudou para Londres, na Inglaterra, e, além de seu cargo de CFO na sede global da empresa, acumulou também, em 2022, o de diretora interina da área de Projetos de Capital do grupo. Também trabalhou por oito anos como auditora externa na Arthur Andersen e na Deloitte, como responsável por projetos de auditoria em grandes empresas brasileiras e multinacionais. De 2006 a 2012, trabalhou na Holcim (indústria de cimento), como controller das operações no Brasil.

Direto da Fonte