Vale paga R$ 2,7 bilhões por 45% da CEMIG GT na Aliança

28/03/2024
Após sua conclusão, a Vale passará a deter 100% do capital da Aliança Energia.

 

A Vale firmou contrato para aquisição de 45% de participação da Cemig Geração e Transmissão S.A. (Cemig GT) na companhia Aliança Geração de Energia S.A., uma empresa de capital fechado. A operação está sujeita à aprovação pela Assembleia Geral de Acionistas da Cemig GT e a condições precedentes usuais, incluindo a anuência de órgãos competentes. Após sua conclusão, a Vale passará a deter 100% do capital da Aliança Energia.

A decisão foi examinada no contexto do plano de desinvestimento da Cemig GT, tornado público em 2020. Na condição de sócia no empreendimento e considerando que a Vale utiliza, atualmente, a maior parte da energia gerada pela Aliança Energia, a mineradora optou por exercer seu direito preferencial de aquisição. O volume de geração da Aliança Energia é estratégico na manutenção da matriz energética baseada em fontes renováveis da Vale no Brasil. O portfólio de ativos de geração de energia elétrica da Aliança Energia é composto por sete usinas hidrelétricas em Minas Gerais e três parques eólicos nos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Juntos, os ativos alcançam 1.438 MW em capacidade instalada e 755 MW médios de garantia física.

A Vale pagará o valor de R$ 2,7 bilhões pela aquisição. O negócio é estratégico para a mineradora, pois marca um passo importante para a criação de uma plataforma de energia, que potencialmente contemplará outros ativos do portfólio da Vale. Após a conclusão da aquisição, a Vale buscará potenciais parceiros para essa plataforma, mantendo seu compromisso com a descarbonização de suas operações a partir de fontes renováveis e com custos competitivos.

Direto da Fonte