Sigma Lithium aumenta reservas em 25% no projeto Grota do Cirilo

02/11/2023
A companhia espera que os resultados do programa de exploração possam representar um aumento na sua estimativa de recursos minerais totais para 110 Mt.

 

A Sigma Lithium anunciou uma atualização sobre seu programa de exploração, conduzido em estreita coordenação com a SGS Canada, incluindo potencial inicial de recursos minerais para a Fase 4 e planos de aceleração do programa de exploração.

A companhia espera que os resultados do programa de exploração possam representar um aumento na sua estimativa de recursos minerais totais para 110 Mt. A empresa aumentou o potencial de exploração da Fase 4 para aproximadamente 26 a 30Mt, com extensões de corpos de minério continuando para o leste, com base nos resultados de perfuração recebidos até o momento.

Este é um aumento potencial significativo de 25% na estimativa de recursos minerais da Grota do Cirilo, fornecendo resultados de ensaios consistentes e de alto grau que serão incorporados em um relatório técnico atualizado em conformidade com o NI 43-101, previsto para ser lançado no quarto trimestre de 2023.

O Relatório Técnico apresenta uma estimativa de recursos minerais composta por 77,0 Mt de recursos minerais medidos e indicados com teor  de 1,43% Li2O e 8,6 Mt de recursos minerais inferidos com teor de 1,43% Li2O.

Ana Cabral, CEO, comentou: " O incrível sucesso de nossa campanha de exploração estabelece a Sigma Lithium como uma das maiores empresas de lítio do mundo. A Sigma é atualmente uma produtora em grande escala e de baixo custo, mas também tem estimativas de recursos minerais que ultrapassam potencialmente 110 milhões de toneladas de depósitos a céu aberto. Esta escala sublinha a nossa relevância estratégica para nos tornarmos a base de cadeias de abastecimento globais que proporcionarão a descarbonização das baterias EV. 

"Executamos e entregamos de forma consistente e ao desbloquear o potencial de recursos minerais em conformidade com a NI 43-101 das antigas minas artesanais nas nossas concessões minerais, estamos validando e fechando a lacuna entre a grande escala de recursos minerais registrados nas nossas concessões minerais e nos o que é registrado nos órgãos, ANM no Brasil e a NI 43-101 ”, finalizou.

Os resultados até o momento indicam que se espera que um aumento potencial adicional nos recursos minerais da empresa seja entregue de forma consistente ao longo do tempo. Restam cinco antigas minas artesanais dentro das concessões minerais da Sigma Lithium para definir os volumes e teores, e ainda 57 pegmatitos (dos cerca de 200 pegmatitos mapeados) dentro das concessões minerais da Companhia.

Atualização do Programa de Exploração da Fase 4

A Fase 4 centrou-se nas jazidas Murial Sul e Lavra do Meio. Ambos poderiam ser explorados a céu aberto, se justificado e economicamente viável com base num estudo de viabilidade. O Programa de Exploração aumentou significativamente o tamanho dos depósitos de Murial e Lavra do Meio para potencialmente 23 a 26 Mt e validou os pegmatitos adicionais Maxixe e Tamboril, aumentando ainda mais o potencial total de recursos minerais.

Como parte do programa de exploração, a Sigma Lithium também identificou pegmatitos adicionais que poderiam potencialmente render até 20 Mt de recurso mineral incremental em uma potencial Fase 5.

Os depósitos da Fase 4 da Sigma Lithium estão na região de Cirilo Grota, na mesma linha de mineralização contínua dos depósitos da Fase 2 e Fase 3. Os diques pegmatíticos da Fase 4 correm paralelamente aos definidos nos depósitos das Fases 2 e 3. Os testes de perfuração realizados até à data confirmaram que os pegmatitos da Fase 4 se estendem até pelo menos 400 m abaixo da superfície.

Direto da Fonte