SGB diz que mapeia Brasil para avaliar recursos minerais

14/11/2023
O grafeno é um vetor de mudança e impulsiona o Brasil na direção de uma economia avançada e de baixo carbono

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) abriu a 2ª Feira Brasileira do Grafeno, evento realizado nos dias 13 e 14 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Rio Grande do Sul. Representando o Ministério de Minas e Energia (MME), o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, destacou a importância do “Projeto Avaliação do Potencial da Grafita” – matéria-prima que dá origem ao grafeno. “Temos a missão de mapear o território brasileiro. Estamos na linha de frente, identificando, mapeando e avaliando recursos minerais, que serão os pilares para um desenvolvimento econômico sólido e equitativo”, destacou Melo.

O grafeno pode ser aplicado da área eletrônica à medicina e é considerado o “protagonista de uma nova forma de desenvolvimento”, segundo diretor-presidente do SGB. “O grafeno é um vetor de mudança e impulsiona o Brasil na direção de uma economia avançada e de baixo carbono”.

No discurso feito no primeiro dia do evento, Melo também enalteceu as parcerias com centros acadêmicos e instituições de pesquisa para a geração e compartilhamento do conhecimento geocientífico. “Estamos não só preparando uma nova geração de profissionais excepcionais, mas também tecendo uma rede de inovação que se estenderá por décadas”.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Barbosa, disse que os intercâmbios técnicos, principalmente entre a academia e a indústria, são pilares para avanços tecnológicos: “É esse o caminho para que a gente possa elevar a condição do nosso país, porque ele só será o que nós queremos – e temos a vocação natural de ser – se tivermos a capacidade de inovar, de colocar em outros patamares a nossa tecnologia e nos inserir em cadeias dinâmicas, através da tecnologias avançadas”. Já o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, afirmou que o SGB levou ao evento uma mensagem importante do “ministério estratégico do nosso país para nossa soberania nacional”. Além de Inácio Melo, compuseram a mesa de abertura da Feira as seguintes autoridades: a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Barbosa; o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomênico; a deputada federal Denise Pessoa; e o secretário adjunto de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Raphael Ayub.

Como parte da programação da 2ª Feira Brasileira de Grafeno, foi realizada visita à USCGraphene – primeira e maior planta de produção de grafeno industrial da América Latina, instalada pela Universidade de Caxias do Sul. Em paralelo ocorrem também a 2ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação e o 1º Simpósio de Materiais Avançados, nos dias 13 e 14 de novembro.

Direto da Fonte