SGB disponibiliza mapas geológico e de recursos minerais

10/11/2023
O documento apresenta variado ambiente geológico com grande potencial para depósitos minerais de interesse

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) disponibiliza os Mapas Geológico e de Recursos Minerais de Rondônia com o objetivo de fornecer informações geológicas básicas atualizadas, que possibilite à sociedade e, em especial, o setor mineral rondoniense, ter acesso rápido às informações geológicas disponibilizadas pelo SGB. O conteúdo completo pode ser visto no Repositório Institucional de Geociências: Mapa geológico e de recursos minerais do estado de Rondônia (cprm.gov.br).

O documento apresenta variado ambiente geológico com grande potencial para depósitos minerais de interesse econômico, com destaque para estanho, ouro, calcário, diamante, topázio e rochas ornamentais. O estudo também tem como finalidade avançar no conhecimento geológico do território nacional e definir áreas favoráveis para prospecção mineral, envolvendo a integração da geologia, da geofísica e da geoquímica exploratória. “Essa iniciativa tem, como principal importância, dar o suporte necessário à implantação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento regional, além de fornecer informações geológicas básicas essenciais para atrair investimentos nos campos da pesquisa e prospecção mineral, bem como para a realização de estudos na área ambiental e de gestão territorial”, diz o pesquisador do SGB Carlos Eduardo.

O mapa geológico é uma representação gráfica da geologia de determinada área e traz dados como as diferentes formações geológicas e localizações, entre os diferentes tipos de litologia. Já a proposta dos mapas de recursos minerais é se concentrar na localização e distribuição dos recursos na região e identificar depósitos de minerais que são importantes para planejamento econômico, avaliação de investimentos e gestão sustentável. Os Mapas Geológico e de Recursos Minerais do Estado de Rondônia integram a Ação Levantamentos Geológicos e Integração Geológica Regional, da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) do SGB, e consistem em um conjunto de projetos voltados para a investigação geológica, utilizando uma abordagem multidisciplinar.

Direto da Fonte