Recuperada cápsula com pequena quantidade de Césio-137

02/02/2023
O dispositivo envolvido é um medidor industrial comumente usado na indústria de mineração.

 

O Departamento de Bombeiros e Serviços de Emergência da Austrália Ocidental coordenou atividade de busca de uma cápsula perdida enquanto estava em trânsito da mina de minério de ferro Gudai-Darri da empresa em Pilbara, da Rio Tinto, na Austrália Ocidental. “Estamos extremamente gratos pelo trabalho árduo de todos os envolvidos em encontrar a cápsula perdida. Embora a recuperação da cápsula seja um grande testemunho da habilidade e tenacidade da equipe de busca, o fato é que ela nunca deveria ter sido perdida em primeiro lugar. Gostaria de pedir desculpas à comunidade em geral da Austrália Ocidental pela preocupação que isso gerou”, afirmou o CEO da Rio Tinto Iron Ore, Simon Trott. 

As equipes de busca especializadas da Força de Defesa Australiana, da Agência Australiana de Proteção contra Radiação e Segurança Nuclear e da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear, bem como de todas as outras agências de apoio, tiveram papel fundamental na recuperação da cápsula da mineradora.

O dispositivo envolvido é um medidor industrial comumente usado na indústria de mineração. Nesse caso, ele estava sendo usado na mina Gudai-Darri para medir a alimentação de minério de ferro no circuito de britagem da planta fixa.

A cápsula é pequena (6mm de diâmetro, 8mm de comprimento), redonda e de aço inoxidável, e faz parte de um sensor de nível (medidor) que é utilizado em alguns ativos fixos da planta. O medidor, embalado por um especialista em manuseio de materiais radioativos, foi coletado por um empreiteiro de transporte da mina de Gudai-Darri em 12 de janeiro.

“Estamos levando este incidente muito a sério e estamos realizando uma investigação completa e minuciosa sobre como aconteceu. Esse tipo de incidente é extremamente raro em nosso setor, e é por isso que precisamos investigá-lo minuciosamente e aprender o que pudermos para garantir que não aconteça novamente”. Como parte da investigação, a Rio Tinto avaliou processos e protocolos, incluindo o uso de contratados especializados para embalar e transportar materiais radioativos, são apropriados. 

As autoridades da Austrália Ocidental iniciaram uma investigação sobre como a cápsula, que contém uma pequena quantidade de Césio-137 radioativo. 

Eles também disseram que é improvável que a cápsula tenha vazado, mas testarão a área ao redor de onde foi encontrada. A Rio Tinto está realizando sua própria investigação sobre o medo da saúde pública e também enfrenta uma investigação das autoridades da Commonwealth.

Embora a empresa tenha dito que estava disposta a pagar pelo custo da busca se solicitado pelo governo do estado, o incidente é um novo golpe para a reputação da Rio Tinto na Austrália Ocidental.

Direto da Fonte