Hatch avaliará projeto de terras raras Colossus, da Viridis

15/02/2024
No projeto Colossus as fases 1 e 2 de perfurações produziram teores de até 23.556 ppm de óxidos de terras raras totais
Áreas de pesquisa da Viridis

 

A Viridis Mining Minerals concedeu à Hatch um estudo de escopo e um contrato de suporte de engenharia para o projeto REE de argila de adsorção iônica Colossus (IAC) no Brasil, com preparativos em andamento para uma estimativa inaugural de recursos (MRE) que apoiará seu desenvolvimento. O foco atual da Viridis está concentrado no Complexo Alcalino dentro do projeto Colossus. No local, as fases 1 e 2 de perfurações produziram teores de até 23.556 ppm de óxidos de terras raras totais - a superfície de mais alta interceptação de teor relatada por qualquer empresa. no mandato

O mesmo complexo hospeda o projeto adjacente de classe mundial de óxidos de terras raras totais Caldeira, da Meteoric Resources. Os projetos IAC (argila iônica) são frequentemente mais fáceis de extrair, processar e capazes de produzir terras raras magnéticas mais valiosas, como neodímio, praseodímio, térbio e disprósio, a custos mais baixos do que os projetos REE de rocha dura. O estudo de definição do escopo do projeto Colossus com a Hatch se concentrará inicialmente nas concessões altamente prospectivas do Norte, onde a Viridis está atualmente elaborando uma estimativa inaugural de recursos.

O trabalho será então expandido para as demais concessões do projeto e os principais resultados da avaliação incluirão: Métodos de processamento e produção, taxas de fluxo e opções associadas de vida útil da mina; Logística e infraestrutura de instalações, incluindo locais de fábricas de produção; Principais projetos de instalações; Extração de minas, aterro e opções de reabilitação; CAPEX: Custos de capital de pré-produção e capital de sustentação da vida da mina; OPEX: custos de mineração, processamento e operação; Cronograma de desenvolvimento do projeto, riscos e oportunidades e Análise econômica: VPL, TIR, fluxo de caixa, período de retorno. A Hatch também fornecerá suporte geral de engenharia.

A Viridis afirma que outro resultado do estudo permitirá que a empresa execute outros escopos importantes que apoiam a modelagem financeira, o financiamento de projetos e as discussões sobre compras. “Estamos entusiasmados por ter contratado um fornecedor estratégico de serviços profissionais de classe mundial como a Hatch, com experiência especializada em processamento de terras raras, para trabalhar com nossas equipes aqui em Perth e Belo Horizonte, Brasil”, disse o presidente-executivo da Viridis, Rafael Moreno. “Tendo passado a maior parte da minha carreira entregando grandes projetos de capital, aprendemos rapidamente que o calibre do seu empreiteiro de engenharia, no início de sua jornada de desenvolvimento, desempenha um papel crucial na redução de riscos na fase de execução do projeto, incluindo o processo de aprovação ambiental. As discussões realizadas com a administração da Hatch deram à Viridis a confiança de que a equipe entende os direcionadores de valor da entrega de um estudo de escopo que reduz a complexidade do projeto do fluxograma e da seleção de tecnologia, estabelece uma referência global em padrões ambientais e, ao mesmo tempo, mantém os custos operacionais da instalação em níveis baixos da curva de custos”.

No início de fevereiro, a Viridis levantou US$ 4,5 milhões por meio de uma colocação de ações para continuar o desenvolvimento do projeto Colossus e finalizar uma estimativa inaugural de recursos para o projeto. A estimativa inicial de recursos abrangerá quatro áreas do projeto – as Concessões Norte, Cupim Sul, Capão da Onça (área Oeste) e prospectos Ribeirão – com data de conclusão prevista para o segundo trimestre deste ano. A Viridis contratou a BNA Mining Solutions para preparar o Colossus MRE utilizando resultados de campanhas de perfuração bem-sucedidas de Fase 1 e 2.

Enquanto se prepara para as fases de desenvolvimento do Colossus, a Viridis afirma que continuará a exploração com RC agressivo e perfuração a diamante em profundidade, com o objetivo de desbloquear mais valor dentro do Complexo Alcalino. Esta perfuração mais profunda, diz a empresa, visa testar abaixo das porções do trado de maior qualidade do projeto, o que permitirá à empresa obter uma compreensão completa da mineralização da argila nessas áreas.

Direto da Fonte