Governo debate plano estadual de mineração

28/03/2023
Plano aborda a mineração como estratégia de desenvolvimento regional

 

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, realiza, nos dias 30 e 31 de março, uma rodada de discussões do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM). No dia 30, a cidade de Barro Alto recebe a oficina temática sobre Mineração como estratégia de desenvolvimento regional, às 13h30 no Salão de Eventos Regiane Fernandes. No dia 31, é a vez de Niquelândia sediar debate com discussões sobre o tema, às 8h30 no Auditório da Unidade Integrada SESI SENAI de Niquelândia.

O Plano Estadual de Recursos Minerais é um instrumento de planejamento que define diretrizes das políticas públicas voltadas ao setor mineral goiano, além de estabelecer prioridades e metas para a gestão. O plano dá base para proposição de programas governamentais específicos para cada situação, de acordo com as pesquisas e interlocução com o setor produtivo, definindo um Plano de Ação com metas e prazos. Os temas abordados variam de acordo com cada região e têm como meta debater questões locais e suas especificidades, bem como as contribuições do setor produtivo, gestores públicos e instituições técnico-científicas. As conversas foram pensadas para se obter o máximo de informações e contribuições para soluções pontuais de cada região, atendendo demandas de mercado e também sociais.

Além dos prefeitos de Barro Alto, Álvaro Machado de Freitas, e de Niquelândia, Fernando Carneiro, as rodadas terão a participação do professor Mario Cesar Gomes de Castro, do curso de Economia da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pesquisador do PERM, que falará sobre o tema: Mineração como estratégia de Desenvolvimento Regional. Também participa das palestras o Gerente de Relações Institucionais e Assuntos Corporativos da Mineradora Anglo American, Thomas Pedroso Nemes, discorrendo sobre o tema Mineração e Sociedade. Em Barro Alto o evento terá a participação de Luiz Antônio Vessani, Presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e Distrito Federal (SIEEG) e Diretor da Terra Goyana Mineradora, que falará sobre Diversificação econômica e uso da Compensação Financeira de Exploração Mineral (CFEM).

O professor Mario Cesar irá abordar em Barro Alto a mineração, seu impacto no estado de Goiás e no desenvolvimento de municípios com maior arrecadação da CFEM. Já em Niquelândia, segundo ele, serão abordados os desafios da diversificação econômica frente ao fechamento de minas, como se dá esse processo e o que costuma ser feito, a partir de experiências de outros locais que já passaram por essa etapa do processo de mineração. Luiz Vessani, presidente da SIEEG e um dos palestrantes do destacou a importância da realização de reuniões em diversos municípios goianos de forma a levar o conhecimento sobre o setor aos políticos locais, bem como à sociedade. “A mineração permeou minha vida profissional e acredito em seu potencial de transformação do lugar de forma a trazer bem-estar social aos municípios e funcionar como alavanca de outras atividades econômicas”.

Thomas Nemes, da Anglo American, apoia iniciativas que visam promover um diálogo aberto e transparente entre órgãos públicos, universidades, setor produtivo, e sociedade civil, na busca por uma mineração cada vez mais segura, responsável e sustentável. “Com o propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, a nossa empresa entende que estar em sintonia com as necessidades das comunidades que nos acolhem, e da sociedade no geral, é preponderante para o sucesso e a continuidade do negócio”.

Os Projetos "Mapeamento de oportunidades de Crescimento do setor mineral" (MAP) e “Plano Estadual de Mineração (PERM-GO)” são iniciativas do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC). Os dois são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores com especialização na área mineral e áreas correlatas, pertencentes a Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade de Brasília, (UnB) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Além de discutir os desafios e indicar as soluções para a Geologia, mineração e transformação mineral, as pesquisas e os estudos mostrarão os cenários prováveis  e  a visão de futuro com previsão de demanda e investimentos para o setor mineral.

Estão previstos 25 eventos para debater a mineração entre o setor produtivo e sociedade por meio de temas, como Desafios para a geologia, mineração e transformação mineral; Mineração como estratégia de desenvolvimento regional; Pequena e média mineração; Mineração, Meio Ambiente e sociedade; Minerais estratégicos; Agrominerais de Goiás - potencial e oportunidades do setor para o agronegócio; Incentivos ao setor mineral goiano; Formação de capital humano para indústrias; Potencial de rochas ornamentais; Desenvolvimento e Tecnologia Mineral; Competitividade; Pólos de mineração, entre outros.

Direto da Fonte