Falece o ex-presidente do SGB-CPRM, Esteves Pedro Colnago

22/12/2023
Ele presidiu o SGB-CPRM de 2018 a 2022

 

Faleceu, no dia 21 de dezembro, aos 81 anos, o ex-presidente do SGB-CPRM Esteves Pedro Colnago, que dirigiu a empresa de 2018 a 2022, em uma gestão que foi marcada pela retomada das atividades de ampliação do conhecimento da geologia brasileira e busca de parcerias com a iniciativa privada visando à ativação de depósitos minerais que haviam sido descobertos pelo SGM-CPRM, através da oferta desses depósitos via leilões.

Natural de Itaguaçu (ES), Esteves Colnago era formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), turma de 1966. Em 1967 liderou um grupo de profissionais da mesma turma em trabalho de ampliação da ACAR no estado do Amazonas, posteriormente transformada em EMATER/AM, da qual ele foi presidente.

Em 1977 assumiu a Secretaria de Produção (Agricultura) do Amazonas. Depois, em 1979, voltou-se para a iniciativa privada, indo trabalhar na Andrade Gutierrez, onde coordenou importantes projetos de colonização com o Tucumã. Na mesma empresa, atuou como negociador em projetos no exterior. Depois se aposentou, dedicando-se a empreendimentos com os filhos.

Em 2017, assumiu a Diretor de Relações Institucionais do SGB-CPRM e no ano seguinte tornou-se presidente, cargo que ocupou até 2022.  

Direto da Fonte