ArcelorMittal Pecém comemora sete anos de operação

09/06/2023
Unidade comemora sete anos de operação no dia 10 de junho de 2023

 

A ArcelorMittal Pecém comemora sete anos de operação no dia 10 de junho de 2023. Dentre outras contribuições, a produtora de aço colaborou para o desenvolvimento do Ceará por meio de investimentos em programas sociais e priorização dos fornecedores cearenses em suas compras de produtos e serviços. “Estamos no Pecém há quase 100 dias e já conquistarmos marcos operacionais históricos e comprovamos que temos profissionais de excelência. Os planos do Grupo ArcelorMittal são ousados na descarbonização, na segurança e no desenvolvimento local. Estamos construindo, juntos, um futuro promissor para os nossos empregados e empregadas, para as nossas comunidades vizinhas, para o Estado do Ceará e para o Grupo ArcelorMittal”, comemora o CEO ArcelorMittal Pecém, Erick Torres.

Um dos principais motivos que levaram a ArcelorMIttal ao Ceará foi a planta moderna e eficiente de Pecém. Para Erick, a ArcelorMittal Pecém deverá contribuir com o desenvolvimento financeiro e a descarbonização em curso no Grupo ArcelorMittal, em função do hub de hidrogênio verde que vem se formando no Ceará, de modo pioneiro no Brasil. Entre junho de 2016 e maio deste ano, a companhia produziu cerca de 18,5 milhões de toneladas de placas de aço. No acumulado até maio de 2023, a ArcelorMittal Pecém produziu aproximadamente 1,2 milhão de toneladas de placas de aço, o que denota os melhores cinco primeiros meses da história da empresa.

De janeiro a abril de 2023, a ArcelorMittal Pecém investiu R$ 653 milhões em compras em fornecedores cearenses, dos quais R$ 4,6 milhões foram em pequenas empresas de São Gonçalo do Amarante, Caucaia e Paracuru. Somando-se 2022 e 2023 até abril, foram 2,1 bilhões em compras de empresas no Ceará. A empresa prioriza fornecedores locais e regionais e tem investido nas capacitações a micro e pequenos empreendedores para desenvolvê-los e torná-los fornecedores da Arcelor e das grandes indústrias cearenses. O programa Território Empreendedor, realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará (Sebrae-CE) e com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, já está gerando mais oportunidades e aumento de renda para os moradores do município.

O secretário de Desenvolvimento do Micro e Pequeno Empreendedor de SGA, Natan Freitas, afirma que o programa Território Empreendedor despertou os empreendedores locais para essas grandes oportunidades na ArcelorMittal Pecém e em outras empresas do estado. “Grandes empresas estão perto, mas o comerciante não se atentava a isso. Ele não buscava se profissionalizar melhor, investir no seu negócio. Houve uma mudança significativa nessa questão cultural”. Por meio da Casa do Empreendedor, essa transformação tem sido mensurada. “Em 2017, tínhamos na faixa de 280 microempreendedores Individuais (MEIs). Hoje, com todo o ecossistema que foi desenvolvido, a gente já está passando dos 4 mil MEIs na região de SGA”, anuncia o gestor.

Direto da Fonte