ArcelorMittal e EDP vão usar hidrogênio verde na produção

27/10/2023
A iniciativa faz parte dos planos da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono

 

A ArcelorMittal Tubarão e a EDP assinaram um Memorando de Entendimento (MOU) para avaliar a viabilidade técnico-econômica de uma planta-piloto para a produção e uso de hidrogênio verde no processo de fabricação do aço. A iniciativa faz parte dos planos da ArcelorMittal Tubarão para impulsionar a produção de aço de baixo teor de carbono e da EDP para expandir a produção de hidrogênio verde utilizando a expertise da empresa, pioneira na produção da primeira molécula de hidrogênio verde da América Latina em dezembro de 2022.

A primeira etapa, de viabilidade preliminar, avaliará os aspectos técnicos, econômicos e ambientais do projeto, além de definir o escopo e os requisitos necessários para sua execução. O estudo de cooperação teve início em agosto, quando os grupos de trabalho de diversas áreas, como engenharia, desenvolvimento de projeto, ambiental, utilidades, regulação e financeiro, iniciaram as atividades, de forma colaborativa e integrada para identificar possíveis modelos de negócios mutuamente benéficos.

A viabilidade de instalação de uma planta-piloto será avaliada de acordo com os resultados obtidos nas diversas fases do estudo, principalmente no Estágio de Definição do Projeto. Nessa etapa, a previsão de investimentos e os resultados completos de viabilidade do projeto serão analisados em detalhes para possibilitar a tomada de decisão sobre a implantação da planta-piloto. O estudo deverá ser concluído em um ano. “O estudo em parceria com a EDP representa mais um passo significativo nessa jornada. Com essa colaboração, exploraremos a possibilidade e viabilidade de, futuramente, incorporar e aplicar o hidrogênio como parte do nosso processo produtivo contribuindo, juntamente, com alternativas para nos tornarmos no futuro uma empresa carbono neutro”, explicou o CEO ArcelorMittal Aços Planos América Latina, Jorge Oliveira.

A ArcelorMittal quer se tornar neutro em carbono até 2050, participando do processo de transição para uma economia de baixo carbono. “É um projeto-piloto e que, para o futuro, será avaliada a viabilidade de expansão para outras unidades da ArcelorMittal no Brasil, disse Oliveira. Para que o Brasil possa despontar como uma referência na produção de Hidrogênio Verde, é crucial que haja demanda. A parceria com a ArcelorMittal é um exemplo de como a EDP está trabalhando para fomentar este mercado e colocando em prática toda a nossa expertise e pioneirismo neste tema”, comentou João Marques da Cruz, CEO da EDP Brasil.

A parceria faz parte das iniciativas da EDP para liderar a transição energética, com investimentos em fontes renováveis de energia. “Esperamos que este seja o primeiro projeto de expansão da produção a hidrogênio verde e de parcerias estratégicas da EDP com diferentes segmentos da indústria que podem ser descarbonizados”, destaca.

 

Direto da Fonte