Apoio a educação atinge mais de três mil alunos em Niquelândia

13/12/2023
A transformação foi possível Graças ao trabalho desenvolvido pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE

 

A Secretaria Municipal de Educação de Niquelândia, em Goiás, contou com a colaboração de consultorias especializadas para profissionais da rede municipal de ensino para aprimorar a gestão e instituir práticas mais objetivas visando a melhoria da aprendizagem dos alunos da região. A transformação foi possível Graças ao trabalho desenvolvido continuamente pelo programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), presente no município desde a sua criação, em 2009, o que faz da cidade goiana uma das localidades brasileiras com mais tempo de atuação da iniciativa realizada pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), em parceria com o Instituto Votorantim.

Em mais de uma década em Niquelândia, o PVE impulsionou a Secretaria Municipal de Educação a obter importantes resultados em indicadores nacionais, ao apoiar a pasta também para solucionar problemas que modificaram a rotina de gestores, professores, tutores e alunos, como na pandemia do Covid-19. Neste ano, os trabalhos executados com o apoio do PVE deram continuidade às demandas identificadas no diagnóstico realizado em 2022: a redução da evasão escolar e a alfabetização na idade certa no Ensino Fundamental.

Para alcançar essas metas, a consultoria do PVE realizou em 2023 reuniões virtuais com as equipes que atuam nas frentes de Gestão Educacional, formada por membros da Secretaria Municipal de Educação e de Gestão Escolar, composta por diretores escolares e coordenadores pedagógicos. Nos encontros, ficou definido o que seria prioridade para o ano letivo, como recomposição das aprendizagens, acompanhamento do desempenho dos estudantes por meio de análises de resultados obtidos em avaliações internas e externas, formação continuada para professores e busca ativa escolar. O secretário municipal de Educação, Wesley Campos, afirma que o trabalho consecutivo do PVE ao longo dos anos foi essencial para superar os desafios e continuar persistindo na evolução da qualidade da educação. “Temos a certeza de que estamos no caminho certo, em busca de uma Educação cada vez melhor para nossa comunidade e, sem sombra de dúvidas, o PVE tem contribuído para esse avanço em Niquelândia”, afirma Wesley.

Atualmente, o PVE impacta positivamente mais de três mil alunos, em 17 unidades educacionais e 3 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). O programa abrange também mais de 280 professores, além de gestores, diretores escolares, e coordenadores pedagógicos. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano e, além das ações desenvolvidas por meio das frentes de Gestão Educacional e de Gestão Escolar, o PVE realiza projetos voltados ao engajamento da população, por meio da frente de Mobilização Social, que conta com a atuação de membros da comunidade, entidades e escolas. Em 2023, a frente de Mobilização Social do PVE contribuiu para reforçar o vínculo entre as escolas e as famílias dos alunos, uma ação também prioritária no planejamento estratégico da rede municipal de ensino.

“A consistência na realização do PVE em Niquelândia foi fundamental para a educação municipal amadurecer a cada ano, mantendo o foco na formação continuada dos profissionais e no aperfeiçoamento dos processos educacionais e escolares para oferecer um ensino de qualidade aos alunos. Isso foi possível porque a confiança no programa, desde o princípio, por parte da Secretaria de Educação e de todos os profissionais da rede municipal de ensino, assim como da comunidade, foi fundamental para que as soluções apresentadas pelo PVE fossem de fato executadas para que as mudanças acontecessem. É um orgulho para nós essa parceria de longa data e ficamos felizes de ter apoiado o município a construir uma trajetória que continuará produzindo frutos muito positivos”, afirma o gerente industrial da Unidade Niquelândia da CBA, Wagdo Gomes.

Direto da Fonte