ANM e SGB-CPRM querem integrar atividades institucionais

10/01/2024
Objetivo é fortalecer atuação institucional das duas entidades em apoio ao setor mineral

 

O diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Inácio Melo, reuniu-se com o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Sousa, para debater temas relacionados ao setor mineral brasileiro e estratégias para fortalecê-lo. As instituições colaboram em busca de sinergias para promover maior integração para o desempenho das atividades institucionais e estimular políticas públicas dirigidas à categoria para geração e difusão de conhecimento geocientífico, geoeconômico e econômico-mineral.

Para Melo, a mineração contribui para a criação de empregos diretos e indiretos, e a ANM tem como meta garantir que a atividade minerária seja realizada de forma segura e sustentável, em conformidade com as leis e normas ambientais: “Ela é um agente na transformação do setor mineral para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, atuando de forma integrada e colaborativa”. Além disso, Inácio disse que a ANM cria regras e incentivos para o setor da mineração, com a finalidade de promover o uso racional dos recursos minerais, gerando riquezas e bem-estar para a sociedade.

Já o diretor-geral da ANM, Mauro Sousa, comentou que a parceria com o SGB permitirá a ampliação do conhecimento do potencial geológico brasileiro e, consequentemente, a atração de investimentos para o setor. “Trabalhamos de forma sinérgica e complementar para ampliar e agilizar resultados em prol da mineração, que tem um papel crucial no desenvolvimento econômico e social do Brasil”, afirmou. Com o intuito de reforçar essa parceria, o SGB realizou uma doação de equipamentos como câmera fotográfica, teleprompter, tablet e microfones. A iniciativa se destina ao atendimento do interesse público, com finalidade social, para a execução de ações institucionais e participação em eventos. Em 2022, ANM, SGB e MME assinaram um Acordo de Cooperação Técnica com vigência até o final de 2025, podendo ser prorrogado, com o objetivo de integrar as atividades institucionais, estimular políticas públicas para o setor mineral e criar o Observatório Nacional da Mineração.

Direto da Fonte